UBS Cidade Verde reúne usuários para orientações sobre métodos contraceptivos
A FMS oferece ainda aplicação de DIU e oferta medicamentos anticoncepcionaisA Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Verde, na zona Norte de Teresina, realizou na manhã desta terça-feira (06/06) uma reunião para orientação de seus usuários para esclarecimentos sobre métodos contraceptivos, em especial os procedimentos de laqueadura e vasectomia, considerados permanentes e ofertados pelo SUS. A conversa foi conduzida pela assistente social Juraci Teixeira e a enfermeira Giordana Noleto, da equipe 176.
Esta reunião faz parte do programa de planejamento familiar mantido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Durante os meses de maio e junho, uma equipe de assistente social e enfermeiro estão realizando visitas às UBS de Teresina, aconselhando e dando informações para as famílias escolherem qual o método anticoncepcional que querem fazer.

“Estamos dando ênfase nos procedimentos de laqueadura e vasectomia por serem permanentes e irreversíveis”, informa Gardene Lacerda, coordenadora regional Norte da FMS. Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: A escolha da mulher, do homem ou do casal; características dos métodos; fatores individuais e situacionais relacionados aos usuários do método. “As famílias podem conversar com as equipes de saúde para saberem se estão dentro do perfil e optarem pelo método mais adequado”, diz a coordenadora.
A laqueadura e vasectomia são feitos por encaminhamento do SUS após consulta na Unidade Básica de Saúde. A partir desta data será iniciada a contagem de 60 dias, tempo recomendado entre manifestação da vontade e o ato cirúrgico, que é realizado nas maternidades e hospitais municipais.
Além destes, a FMS oferece ainda aplicação de DIU e oferta medicamentos anticoncepcionais (orais e injetáveis) e métodos de barreira – preservativos feminino e masculino.
Fonte: Prefeitura de Teresina