Teresina registra 1,3 mil casos de Chikungunya; em 14 dias foram 279 casos
Até o momento, não foram registrados óbitos relacionados à ChikungunyaDe acordo com o boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina registrou um total de 1.380 casos de Chikungunya nos últimos seis meses.
No período de 14 dias, foram notificados 279 casos da doença. Até o momento, não foram registrados óbitos relacionados à Chikungunya, com um total de 1.830 casos notificados. Na semana 22, correspondente a 12 de junho, foram registrados 1.101 casos, e esse número aumentou para 1.380 na semana 23, divulgada em 26 de junho.

A Chikungunya causa febre alta, dores nas articulações, dores de cabeça e erupções cutâneas. A transmissão ocorre principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor responsável pela dengue e pelo vírus Zika.
É importante tomar medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma vez que grande parte dos criadouros são encontrados nas residências. O mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, e esses ovos podem permanecer no local por até um ano.