Médico e fisioterapeutas piauienses representam Brasil em congresso no Canadá
Trio piauiense é referência em paralisia cerebral infantil e representará o Brasil em viagemUm trio de médicos e fisioterapeutas piauienses embarca para o Canadá neste domingo (20/10) para representar o Brasil em uma extensa agenda, passando por diversas cidades do país. Os profissionais são referência no estudo e tratamento da paralisia cerebral infantil no Piauí e no Brasil e, durante a viagem, visitarão instituições e trocarão conhecimentos com autoridades do assunto.

O médico Francisco José Alencar e os fisioterapeutas Leonardo Rafael Rodrigues e Ana Patrícia Petillo são responsáveis pelo programa de espasticidade do Hospital Infantil Lucídio Portella, instituição que é a maior referência em neurocirurgia pediátrica funcional no Piauí. Eles passarão pelas cidades de Montreal, Quebec e Hamilton, nessa ordem.
Dr. Leonardo Rogrigues é fisioterapeuta neurofuncional e professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele conversou com o Conecta Piauí e falou da importância do programa que trata pacientes com quadro de espasticidade, geralmente associado à paralisia cerebral infantil. "O Hospital Infantil Lucídio Portella é a referência na neurocirurgia pediátrica e funcional aqui do Estado, ele é o único hospital que presta esse tipo de serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro deste serviço, o qual nós somos os profissionais responsáveis, existe o programa de tratamento da espasticidade, que é uma condição de rigidez dos músculos que vai deformando essas crianças ao longo dos anos", explica.

Os três são correspondentes da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Medicina do Desenvolvimento (AACPDM), que anualmente realiza um congresso com especialistas de todo o mundo. Na 78ª edição, realizada em 2024, o trio piauiense, junto a profissionais de São Paulo e Minas Gerais, irão representar o Brasil nesse congresso, que acontecerá em Quebec, no Canadá.
AGENDA DA VIAGEM
A equipe piauiense desembarcam na cidade de Montreal no dia 21 de outubro, onde fazem uma visita interinstitucional no Hospital Infantil de Montreal, que fica situado na Universidade McGill. O hospital de Montreal realiza o mesmo programa de espasticidade que é feito no Hospital Infantil Lucídio Portella e a ocasião promete promover uma troca de saberes entre as instituições.

Entre os dias 23 e 26, o trio parte para Quebec para o congresso da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Medicina do Desenvolvimento, onde serão discutidas as atualizações realizadas acerca de paralisia cerebral infantil.
No dia 28 de outubro o trio estará na cidade de Hamilton, para o evento comemorativo de 50 anos da CanChild, um dos maiores centros de pesquisa do mundo acerca de paralisia cerebral infantil. O Dr. Leonardo Rodrigues explica ainda que a instituição é responsável por desenvolver os instrumentos de avaliação das crianças com paralisia cerebral em todo o mundo.
Sobre a viagem, Dr. Leonardo conta que a sensação é de muita felicidade pois irá permitir que eles conheçam de perto a base dos estudos e pesquisas sobre o tema trabalhado pelos médicor. "A gente estuda estuda isso há muitos anos e vamos ter a oportunidade de conhecer a raiz. Temos artigos de 2001 do Hospital Infantil de Montreal que nos ajudou a embasar cientificamente a formação do nosso serviço e teremos agora a oportunidade de conhecer tudo de perto", conclui.
