HUT alerta para cuidados com queimaduras nas festas juninas
A unidade de saúde atende anualmente uma média de 230 pacientes com queimadurasNesta terça-feira (06/06), Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), referência no atendimento a essas vítimas, reforçou apelo à prevenção desse tipo de acidente acidentes. A unidade de saúde atende anualmente uma média de 230 pacientes com queimaduras.
Apenas nos cinco primeiros meses deste ano 99 pacientes foram atendidos na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), dentre esses, 21 foram vítimas de queimaduras por fogo, 48 por substâncias quentes (água, gordura, café) e 30 por outros meios (eletricidade, produtos químicos, radiação).

As queimaduras por fogo que representam 20% das vítimas são mais pertinentes no mês de junho por ocasião das festas juninas.
“Os fogos de artifício são uma forma popular de celebração, mas é importante lembrar que eles podem ser perigosos se não forem manuseados com cuidado”, alerta o cirurgião geral, Thiago Diniz.
As regiões mais afetadas geralmente são mãos, braços e rosto, podendo atingir os olhos. Esses artefatos ao explodirem inadvertidamente podem provocar mutilações. A gravidade vai depender da profundidade, extensão e área afetada que podem resultar em uma deficiência permanente. Na grande maioria dos casos acarretam em grandes cirurgias, a recuperação é lenta e requer longo tempo de internação.
Além de fogos que trabalham com pólvora, brincadeiras como pular fogueira, podem gerar acidentes e queimaduras graves e também devem ser desestimuladas, completa o médico.
A Unidadede Queimados do HU é especializada no atendimento intensivo a pacientesadultos e crianças vítimas de queimaduras.

Fonte: Prefeitura de Teresina