Criança recebe de graça o remédio mais caro do mundo em hospital de Teresina
Heloísa é a primeira criança a receber o medicamento no PiauíO Hospital Infantil Lucídio Portela é o primeiro do país no Sistema Único de Saúde (SUS) a aplicar o remédio mais caro do mundo. Heloísa Barbosa Mendes, de um ano e quatro meses recebeu, nesse domingo (30/07) a dose única do Fármaco Zolgema. O medicamento é de extrema importância para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), sendo considerada a terapia mais avançada no tratamento da doença.
Heloísa é a primeira criança a receber o medicamento no Piauí e o Hilp o primeiro hospital 100% SUS a fazer a aplicação no Brasil. Segundo os pais da criança, ela foi diagnósticada com a doença quando tinha ainda apenas 20 dias de vida e desde então lutavam por um tratamento.
O Zolgensma é um medicamento de dose única via intravenosa. Ele é diferente dos demais medicamentos já incorporados ao SUS, desde o ano passado, para os tipos I e II de AME que são administrados com periodicidade, mas que as crianças do Piauí precisavam se deslocar até Curitiba (PR) para receber o tratamento.
