PT de Teresina define novo presidente do diretório municipal neste domingo
A votação será realizada das 8h às 16h, no Instituto Federal do Piauí (IFPI) da zona sul de TeresinaNa manhã deste domingo (27), filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Teresina participam da votação que vai definir o novo presidente do diretório municipal. A disputa acontece em segundo turno entre o vereador João Pereira, representante da corrente majoritária do partido, e o atual presidente Cícero Magalhães, que tenta a reeleição.
A votação ocorre das 8h às 16h no Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus zona sul, localizado na Avenida Pedro Freitas, no bairro São Pedro. Militantes, lideranças e apoiadores comparecem ao local para exercer o voto e participar do processo democrático interno que é uma das marcas do PT.
No primeiro turno, realizado no dia 6 de julho, João Pereira saiu na frente com 1.458 votos, enquanto Cícero Magalhães obteve 1.397 votos, uma diferença de apenas 61 votos. Como nenhum dos dois candidatos alcançou a maioria absoluta (50% mais um dos votos), a decisão ficou para o segundo turno, tornando a disputa ainda mais acirrada.
Durante entrevista ao Conecta Piauí, João Pereira destacou o caráter democrático da eleição petista.
"Olha, é muito bom para nós, do Partido dos Trabalhadores, participar do processo de eleição interna. O PT é um partido diferente de todos. Para você ter uma ideia, nós estamos no segundo turno já. Quem não tiver 50% mais um dos votos, não se elege no primeiro turno. Neste caso, a gente venceu no primeiro turno. Estamos aqui muito animados com a militância, empolgados. E, se continuar assim, não tem dúvida que a vitória virá. Trabalhamos, dialogamos com humildade e serenidade", afirmou.

Já Cícero Magalhães enfatizou o protagonismo da base na escolha da direção do partido.
"O PT é isso, o PT é movimento, participação, tomada de decisão e democracia. Aqui é uma eleição interna do partido, que é o único partido do Brasil que faz isso, onde a direção é escolhida diretamente pela base dos filiados. É um momento importante, estamos tranquilos e, com certeza, quem sair daqui eleito vai sair pra defender as bandeiras da sociedade, dos movimentos sociais e trabalhar pela reeleição do presidente Lula e do governador Rafael", declarou.
Nas últimas semanas, os dois candidatos intensificaram as articulações políticas internas em busca do apoio de lideranças e militantes, em uma movimentação decisiva para o resultado final. A expectativa é de que a apuração aconteça logo após o encerramento da votação, ainda neste domingo.
No mesmo pleito, em nível nacional, Edinho Silva foi eleito presidente do PT, enquanto no Piauí o deputado estadual Fábio Novo assumiu a presidência do diretório estadual da sigla.