Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

O Globo: Fonteles defende altivez com os EUA e destaca exportações do Piauí

Governador Rafael participou do evento Diálogos O Globo, que reuniu grandes lideranças nacionais
Redação

Na semana do centenário do jornal O Globo, o evento Diálogos O Globo reuniu grandes lideranças nacionais para debater os rumos do país. Um dos destaques desta quinta-feira (31/07) foi o encontro entre os governadores Rafael Fonteles (PT), do Piauí, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Mediado pela colunista Vera Magalhães, o debate abordou temas como comércio exterior, política internacional e os impactos do chamado "tarifaço" anunciado pelos Estados Unidos.

Foto: Reprodução O GloboDiálogos O Globo
Diálogos O Globo

Durante sua participação, Rafael Fonteles defendeu uma postura firme, porém diplomática, do Brasil frente às novas tarifas impostas unilateralmente pelos EUA. Segundo ele, os impactos diretos para o Piauí são limitados, já que menos de 5% das exportações do estado têm como destino o mercado americano. A China, por outro lado, absorve mais de 65% das exportações piauienses.

“É um desafio enorme para o Brasil e para os estados. No caso do Piauí, o efeito é pequeno, mas a preocupação é nacional. Por isso, vamos tratar disso em conjunto com o governo federal, inclusive em reunião marcada com o presidente Lula e o vice Alckmin, na próxima semana”, disse o governador.

Foto: Reprodução O GloboDiálogos O Globo
Diálogos O Globo

Fonteles também mencionou ações concretas para diversificar mercados e reduzir a dependência de um único país, como a abertura de mercado no Japão para o mel piauiense, promovida pela Investe Piauí. Ele elogiou a postura do Governo Federal, destacando o papel do ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, nas negociações que já resultaram no recuo parcial dos EUA.

“O presidente americano já recuou em cerca de 700 itens, o que representa 41% do impacto inicial, além de adiar o tarifaço por mais sete dias. Isso mostra que o diálogo está funcionando, inclusive com forte atuação do setor empresarial americano, que teme impactos como o desabastecimento de suco de laranja”, argumentou.

“Não podemos negociar de forma subserviente. É preciso altivez para defender os interesses do país, das empresas brasileiras e dos empregos gerados aqui. Acredito que, como tivemos boas notícias ontem, teremos outras nos próximos dias”, disse.

O evento faz parte de uma série promovida por O Globo para marcar seus 100 anos de fundação, reunindo líderes de diferentes espectros políticos para refletir sobre os caminhos do Brasil.

ASSISTA AO VÍDEO:

Comente