O Globo: Fonteles defende altivez com os EUA e destaca exportações do Piauí
Governador Rafael participou do evento Diálogos O Globo, que reuniu grandes lideranças nacionaisNa semana do centenário do jornal O Globo, o evento Diálogos O Globo reuniu grandes lideranças nacionais para debater os rumos do país. Um dos destaques desta quinta-feira (31/07) foi o encontro entre os governadores Rafael Fonteles (PT), do Piauí, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Mediado pela colunista Vera Magalhães, o debate abordou temas como comércio exterior, política internacional e os impactos do chamado "tarifaço" anunciado pelos Estados Unidos.

Durante sua participação, Rafael Fonteles defendeu uma postura firme, porém diplomática, do Brasil frente às novas tarifas impostas unilateralmente pelos EUA. Segundo ele, os impactos diretos para o Piauí são limitados, já que menos de 5% das exportações do estado têm como destino o mercado americano. A China, por outro lado, absorve mais de 65% das exportações piauienses.
“É um desafio enorme para o Brasil e para os estados. No caso do Piauí, o efeito é pequeno, mas a preocupação é nacional. Por isso, vamos tratar disso em conjunto com o governo federal, inclusive em reunião marcada com o presidente Lula e o vice Alckmin, na próxima semana”, disse o governador.

Fonteles também mencionou ações concretas para diversificar mercados e reduzir a dependência de um único país, como a abertura de mercado no Japão para o mel piauiense, promovida pela Investe Piauí. Ele elogiou a postura do Governo Federal, destacando o papel do ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, nas negociações que já resultaram no recuo parcial dos EUA.
“O presidente americano já recuou em cerca de 700 itens, o que representa 41% do impacto inicial, além de adiar o tarifaço por mais sete dias. Isso mostra que o diálogo está funcionando, inclusive com forte atuação do setor empresarial americano, que teme impactos como o desabastecimento de suco de laranja”, argumentou.
“Não podemos negociar de forma subserviente. É preciso altivez para defender os interesses do país, das empresas brasileiras e dos empregos gerados aqui. Acredito que, como tivemos boas notícias ontem, teremos outras nos próximos dias”, disse.
O evento faz parte de uma série promovida por O Globo para marcar seus 100 anos de fundação, reunindo líderes de diferentes espectros políticos para refletir sobre os caminhos do Brasil.
ASSISTA AO VÍDEO: