Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Castro Neto apresenta Voto de Pesar na Câmara por morte de Niède Guidon

O deputado já havia destinado recursos de R$ 100 mil para o Parque Nacional Serra da Capivara
Redação

O deputado federal Castro Neto (PSD) apresentou, nesta quarta (04/06), na Câmara, Voto de Pesar pelo falecimento, aos 92 anos, da arqueóloga Niède Guidon, responsável por importantes descobertas no Parque Nacional Serra da Capivara, no sudeste piauiense.

Foto: Reprodução/Paulo Vitale/VEJACastro Neto apresenta Voto de Pesar na Câmara por morte de Niède Guidon
Castro Neto apresenta Voto de Pesar na Câmara por morte de Niède Guidon

Nascida em Jaú-SP, Niède Guidon dedicou parte da sua vida a pesquisas arqueológicas que apontam que o povoamento do continente americano ocorreu há mais de 50 anos, muito antes do que se havia registro. 

Grande responsável por transformar a Serra da Capivara em um dos sítios arqueológicos mais relevantes do mundo, Guidon também fundou no local o Museu do Homem Americano, que contribuiu para mudar o cenário turístico local. 

Castro Neto lamentou, nas redes sociais, a perda da pesquisadora. “Niède Guidon deixa um legado inestimável para a ciência e a cultura do Brasil. Sua paixão, coragem e dedicação continuarão a inspirar gerações de pesquisadores e defensores do patrimônio cultura”, escreveu o parlamentar.

Recursos ao Parque Serra da Capivara

Além de apresentar requerimento na Casa Legislativa, Castro Neto já havia destinado recursos na ordem de R$ 100 mil para manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Por meio de emenda parlamentar, os valores foram encaminhados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com foco na preservação, pesquisa científica e atividades socioculturais na região.

Comente