Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Boulos e Nikolas debatem sobre julgamento de Bolsonaro e fake news do Pix

Parlamentares divergem sobre suposta tentativa de golpe e riscos eleitorais, em debate na CNN
Redação

Os deputados Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) protagonizaram um debate acalorado nesta quinta-feira (28/08), no programa CNN Arena. Entre os temas em debate, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe e a operação da Polícia Federal contra um esquema financeiro ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) foram os principais pontos abordados.

Foto: Reprodução/ Câmara dos DeputadosBoulos e Nikolas protagonizam debate acalorado sobre julgamento de Bolsonaro
Boulos e Nikolas debatem sobre julgamento de Bolsonaro e fake news do Pix

Os parlamentares fizeram considerações sobre a capa desta semana da revista The Economist, que destacou a importância do julgamento do ex-presidente e elogiou a democracia brasileira, em detrimento da norte-americana.

Boulos afirmou que a análise da suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022 é um marco para a democracia, bem como afirma a revista. Segundo ele, “o julgamento do plano de golpe é uma demonstração de que as instituições do Judiciário brasileiro estão funcionando”. 

Ele também comparou a postura do Brasil com a dos Estados Unidos após a invasão do Capitólio: “Os Estados Unidos se acovardaram ao tentar julgar aqueles que tentaram dar golpe, mas o Brasil não”.

Nikolas reagiu com críticas ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF. “Zero ampla defesa. Os próprios juízes manifestam fora dos autos. Ele é a pessoa que investiga, é a vítima ao mesmo tempo”, disse o deputado, que minimizou os eventos de 8 de janeiro.

“Um golpe que não foi achado nenhum tipo de armas de fogo, um golpe que tinha vendedor de algodão-doce no meio do golpe. O próprio Bolsonaro não estava nem aqui”, afirmou.

Para ele, há um risco de perseguição política mirando as eleições presidenciais: “É muito fácil você tirar um oponente numa corrida eleitoral dizendo que ele cometeu um golpe, falando que é em defesa da democracia, inclusive antes mesmo da condenação, o ministro pela democracia dizendo que já está preparando a cela dele.” Em tom irônico, Nikolas ainda afirmou: “Depende se a democracia for a relativa do Lula, que convida um ditador como Nicolás Maduro aqui para o Brasil. Então, se eles acham que isso é democracia, eu não posso falar nessa democracia.”

O debate esquentou ainda mais quando Boulos acusou Nikolas de contribuir indiretamente com o crime organizado ao propagar desinformação sobre uma suposta taxação do Pix. “Você ajudou o crime organizado ao espalhar fake news sobre o Pix”, disse. 

Boulos se refere a um vídeo publicado por Nikolas em janeiro, no qual o deputado alertava a população sobre possível taxação. Nikolas rebateu afirmando que a ausência de processos sobre corrupção ligados ao seu nome lhe garantem imunidade na opinião pública sobre envolvimento com facções. “Você acha mesmo que eu sou uma pessoa que não tem um pingo de processo sobre nada de corrupção e vai colar que eu estou ajudando o PCC?”, declarou. 

O caso ganhou repercussão porque a Receita Federal apontou que a revogação da instrução normativa que ampliava o monitoramento de operações via pix foi resultado do maior ataque de mentiras da história do órgão, o que acabou dificultando o combate a esquemas criminosos.

Comente