Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

PF deflagra operação contra desvio de recursos em Picos na gestão de Gil Paraibano

Para combater o desvio de recursos públicos federais destinados à saúde no município de Picos
Redação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/06), a Operação Contrato Simulado, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, para combater o desvio de recursos públicos federais destinados à saúde no município de Picos. A investigação apura fraudes em processos licitatórios realizados entre 2021 e 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, que resultaram na contratação direcionada de uma cooperativa sem capacidade técnica. Neste período, o prefeito era Gil Paraibano e pessoas ligadas diretamente a ele comandavam a pasta na cidade.

Foto: Reprodução PF e Isael Pereira/Prefeitura de PicosPF deflagra operação contra desvio de recursos em Picos na gestão de Gil Paraibano
PF deflagra operação contra desvio de recursos em Picos na gestão de Gil Paraibano

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados do Piauí e Ceará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. O juízo também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, no montante aproximado de R$ 3,5 milhões.

O grupo simulava disputas regulares em pregões eletrônicos, mas mantinha controle sobre o resultado, superfaturando os contratos e desviando os recursos por meio de empresas de fachada, laranjas e operadores financeiros.

A apuração revelou o uso de planilhas manipuladas, saques em espécie e fracionamento de valores, indicando a atuação de servidores públicos, agentes políticos e empresários, em esquema típico de pagamento de propinas e desvio sistemático de verbas do SUS.

Foto: ReproduçãoPF deflagra operação contra desvio de recursos em Picos na gestão de Gil Paraibano
PF deflagra operação contra desvio de recursos em Picos na gestão de Gil Paraibano

Os investigados podem responder pelos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e sonegação fiscal.

Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, veículos e documentos diversos.

As ações desta quarta-feira buscam aprofundar a investigação, identificar todos os envolvidos e recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados.

Comente