Ministério Público do Piauí apura irregularidades na saúde pública de Parnaíba
O caso foi inicialmente provocado por denúncia do então presidente do Conselho Municipal de SaúdeO Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, instaurou um procedimento preparatório para investigar possíveis violações aos princípios da administração pública atribuídas à Secretaria Municipal de Saúde e à Coordenação da Atenção Básica do município.
A medida, oficializada pelo promotor de justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto, decorre da conversão de uma notícia de fato em processo investigativo. O caso foi inicialmente provocado por denúncia do então presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávio Furtado de Farias.
Entre os pontos levantados estão a obstrução de acesso a informações públicas, o impedimento do exercício do controle social na gestão da saúde municipal e a publicação supostamente irregular de uma errata no Diário Oficial do Município.
Em resposta a ofícios anteriores, a Procuradoria Adjunta para a Política da Saúde Pública de Parnaíba reconheceu problemas na composição do Conselho Municipal de Saúde e informou que a Prefeitura convocou novo processo eleitoral para recomposição do colegiado. Contudo, segundo o MP, houve a realização de eleições paralela, uma conduzida pela Prefeitura e outra pelo Conselho Estadual de Saúde, o que reforça a necessidade de aprofundar as apurações.
O promotor destacou que o direito de acesso à informação é uma garantia fundamental prevista na Constituição Federal e que a negativa de acesso pode configurar ato de improbidade administrativa. Por isso, determinou diligências para coleta de novas informações, além da remessa do caso ao Conselho Superior do MP e ao Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).
O procedimento será acompanhado junto ao processo já em andamento que trata da reestruturação do Conselho Municipal de Saúde de Parnaíba. O prazo inicial de acompanhamento foi estabelecido em 60 dias.
VEJA A PORTARIA:
