Trump sinaliza novas sanções à Rússia após ataque aéreo em Kiev
Bombardeio deixou mortos e feridos; Zelensky cobra apoio e defesa aéreaO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (7) que pretende adotar novas sanções contra a Rússia. A declaração foi feita poucas horas depois de Moscou realizar o maior ataque aéreo desde o início da guerra na Ucrânia.

O bombardeio atingiu instalações governamentais em Kiev pela primeira vez, deixando ao menos quatro mortos e mais de 40 feridos. Em breve conversa com jornalistas em frente à Casa Branca, Trump limitou-se a confirmar que está preparado para ampliar as medidas punitivas contra Moscou. Questionado sobre quais seriam as ações, respondeu apenas: “Sim, estou”, sem fornecer mais detalhes.
A ofensiva russa devastou áreas civis e governamentais em Kiev e em outras cidades do país, provocando imediata reação internacional. Diversos líderes condenaram o ataque e reforçaram o apoio à Ucrânia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou o bombardeio de “crime consciente e uma extensão da guerra”. Ele também renovou o apelo aos aliados ocidentais, cobrando sanções adicionais dos EUA e pedindo a rápida execução dos acordos de segurança firmados recentemente em Paris, com ênfase no fortalecimento da defesa aérea.