Semana do Meio Ambiente começa no Piauí com plantio e trilha no Zoobotânico
Ação reuniu alunos, autoridades e ambientalistas com foco na preservação e educação ambientalO Piauí deu início, nesta segunda-feira (2), à Semana do Meio Ambiente, com uma cerimônia no BioParque Zoobotânico de Teresina, na zona Leste da capital. A abertura contou com o plantio de 500 mudas de ipês e a inauguração da nova Trilha dos Ipês, como símbolo do compromisso com a preservação ambiental.

O evento reuniu autoridades, representantes de órgãos ambientais, estudantes e educadores. Cerca de 330 alunos de escolas públicas participaram das atividades que marcam o início da programação, que segue até sábado (7), com ações voltadas para educação ambiental, sustentabilidade e valorização dos recursos naturais.
A superintendente do IBAMA no Piauí, Thays Paiva, destacou a importância da ação integrada entre os órgãos e a sociedade.
“A proteção do meio ambiente não pode ser feita só com fiscalização. Precisamos educar, envolver nossas crianças e jovens para termos, de fato, um futuro sustentável e próspero”, disse Thays.
Para o deputado estadual Limma, a Semana do Meio Ambiente tem papel fundamental na conscientização. “É uma bela iniciativa que simboliza o combate ao desmatamento e reforça que precisamos desenvolver políticas de mitigação, compensação e preservação.”
O secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Araújo, reforçou o convite para a população participar.
“É uma programação rica, cheia de atividades que vão desde o plantio de árvores, trilhas, palestras, até o mutirão no Rio Poti. Nosso objetivo é despertar cada vez mais a consciência ambiental nas pessoas, principalmente frente às mudanças climáticas que já vivemos.”
Durante toda a semana, o Centro de Educação Ambiental (CEA) recebe alunos e visitantes para atividades como blitz ecológica, distribuição de mudas nativas, contação de histórias, palestras sobre microplásticos e crimes ambientais, teatro, trilhas educativas, exibição de documentários, rodas de conversa e visitas guiadas à Floresta Fóssil.
Um dos destaques da programação será na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, quando acontece a Brazil Energy Conference, no Centro de Convenções de Teresina, reunindo especialistas para discutir temas como energia limpa, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. No mesmo dia, à tarde, acontece a reunião do Fórum de Mudanças Climáticas, no CEA.