Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Seduckathon reúne jovens inovadores e inspira futuros empreendedores no Piauí

Evento contou com palestras, mentorias e avaliações de projetos desenvolvidos pelos estudantes

O Seduckathon, maratona de inovação promovida pela Secretaria de Educação do Piauí, se transformou em um grande palco de criatividade, empreendedorismo e soluções tecnológicas pensadas por jovens para a sociedade. O evento contou com palestras, mentorias e avaliações de projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes, que aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos no curso EducTech.

Foto: Conecta PiauíJimmy Magalhães, jurado do Seduckathon
Jimmy Magalhães, jurado do Seduckathon

De acordo com Jimmy Magalhães, jurado do Seduckathon, a avaliação leva em conta, principalmente, como os alunos absorveram os conhecimentos durante o curso e como aplicaram isso no desenvolvimento dos projetos. “O que a gente analisa é quais tecnologias, linguagens e ferramentas foram utilizadas, além da aplicabilidade real das soluções. A ideia é que eles consigam resolver problemas concretos da sociedade”, explicou.

Foto: Conecta PiauíLuiz do Brownie, empreendedor do Rio de Janeiro
Luiz do Brownie, palestrante

O evento também contou com a participação de convidados especiais, como Luiz do Brownie, empreendedor do Rio de Janeiro, que compartilhou sua trajetória de sucesso. Luiz começou a empreender aos 15 anos, exatamente na idade da maioria dos participantes, e destacou a importância de persistir e dar um passo de cada vez. “Eu me vejo muito nesses estudantes, porque comecei exatamente como eles, vendendo na escola. E hoje, depois de 20 anos, sigo empreendendo. Minha mensagem é: tenham paciência, escolham bem quem está com vocês e sigam firmes”, reforçou.

Entre os projetos apresentados, o grupo liderado pela estudante Raelle chamou atenção com a proposta do Protagonismo, Inovação e Autoria Jovem no Piauí. A ideia é fortalecer o protagonismo juvenil, incentivando que os jovens não sejam apenas executores, mas também autores de suas criações. A proposta inclui a implementação dos Núcleos de Inovação e Criatividade Escolar (NICE), espaços dentro das escolas destinados a impulsionar ideias, projetos e soluções criadas pelos próprios estudantes.

Foto: Conecta PiauíRaelle, estudante
Raelle, estudante

“O nosso objetivo é fazer com que os jovens possam sonhar, criar e, mais do que isso, assegurar que suas ideias sejam reconhecidas e concretizadas. Acreditamos muito nesse projeto”, destacou Raelle, demonstrando confiança na disputa pelo prêmio do Seducatom.

Foto: Conecta PiauíSeduckathon reúne jovens inovadores e inspira futuros empreendedores no Piauí
Seduckathon reúne jovens inovadores e inspira futuros empreendedores no Piauí

Comente