Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Secretário Chico Lucas destaca avanços e desafios na segurança pública do Piauí

Entrevista ao Jornal do Almoço, o gestor estadual pontuou os avanços e redução da violência no Piauí

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, concedeu entrevista ao Jornal do Almoço nesta quinta-feira (19/06), onde detalhou os avanços recentes e os desafios enfrentados pela pasta na redução da violência no Estado, especialmente nas grandes cidades como Teresina, Piripiri e Parnaíba.

Foto: Reprodução/Jornal do AlmoçoSecretário de Segurança, Chico Lucas
Secretário de Segurança, Chico Lucas

Segundo o secretário, o principal desafio nas cidades maiores continua sendo a criminalidade. “Quando você vai para uma cidade menor, os problemas indicados como mais graves são mais para a saúde. [...] Mas as grandes cidades, em especial, Teresina, Piripiri e Parnaíba passavam por uma onda de violência”, afirmou.

Chico Lucas explicou que o primeiro passo da gestão foi estruturar as forças de segurança com pessoal e equipamentos. “Convocamos quase 3 mil novos policiais. Oficiais foram chamados, policiais civis do concurso, a gente exauriu. Vai lançar agora o concurso da Polícia Civil”, informou.

Além do reforço humano, o governo também investiu em infraestrutura. “Estamos reformando as estruturas, por exemplo, aqui em Esperantina, reformando a Delegacia Seccional, estamos construindo um novo batalhão da Polícia Militar”, destacou.

Essas ações, segundo o secretário, já mostram resultados significativos. “Uma redução de 11% no número de homicídios, em 2023; 2024, uma queda de 10%. Este ano de 2025 nós conseguimos continuar essa queda no Estado”, afirmou.

Cidades antes críticas, como Piripiri, foram usadas como exemplo da melhora. “Em 2022 passava por um processo de conflagração, violência [...]. Nós estamos há sete meses sem homicídio”, pontuou. Ele também citou Parnaíba e Cajueiro da Praia como exemplos de localidades onde não houve homicídios nos últimos meses.

Apesar dos avanços, Chico Lucas reconhece que Teresina ainda exige atenção especial. “Ainda é um problema, principalmente a área de expansão, a área periférica de Teresina [...], zona Norte, a região do Torquato Neto, na Zona Sul”, citou.

Para reforçar a atuação do Estado, o secretário falou do Pacto pela Ordem, novo projeto voltado à segurança. “Um projeto que envolve o endurecimento das leis para que a gente tire de circulação os elementos perigosos e a gente mantenha a paz.”

Por fim, destacou que a política de segurança pública busca garantir o direito à vida. “O governador tem um foco de todo governante, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Melhorar significa que as pessoas têm uma vida melhor, mas vem a evitar que elas morram antes.”

Comente