Sebrae promove integração entre arquitetos e marceneiros na CASACOR Piauí
O evento foi uma ótima oportunidade de troca de experiências entre os profisionaisO Sebrae Piauí realizou, na noite desta quinta-feira (05/06), na CASACOR Piauí, um talk show especial que reuniu profissionais renomados para debater a importância da sintonia entre arquitetos e marceneiros na execução de projetos personalizados e de qualidade. Intitulado ‘Na medida certa: quando o arquiteto e o marceneiro falam a mesma língua’, o evento foi uma excelente oportunidade de troca de experiências.

AÇÕES DE CONEXÃO
O bate-papo foi mediado por Giovanna Barriviera, coordenadora setorial da Indústria. Ao Conecta Piauí, ela comentou a importância do evento.
“O Sebrae promove diversas ações de conexão. Por exemplo, na programação de hoje, estamos colocando em contato arquitetos e marceneiros dentro da cadeia da construção civil. Essa aproximação é algo que temos buscado fortalecer: as sinergias entre os segmentos. Buscamos aproximá-los, explorar essas conexões e, a partir daí, fomentar novas parcerias comerciais, fortalecer os setores e também as cadeias produtivas”, disse.

Giovanna também destacou o papel do Sebrae no fortalecimento dos setores produtivos.
“Hoje o Sebrae tem esse olhar voltado ao fortalecimento das cadeias produtivas, ao desenvolvimento territorial e setorial. Buscamos sempre uma visão ampliada dos setores, promovendo conexões entre segmentos que são próximos, que têm afinidades e que podem gerar novos negócios. Quando participamos desses eventos, além de estarmos próximos do nosso público, buscamos levar informação, capacitação e oportunidades de negócios. Claro que isso varia conforme o tipo de evento, mas sempre buscamos essa aproximação com o público, para que os pequenos empresários entendam o que o Sebrae faz, quais soluções oferecemos e como podemos apoiá-los”, completou.

COMPROMISSO COM O EMPREENDEDORISMO
Ronald Loyola, analista de negócios do Sebrae Piauí, também falou sobre o compromisso da instituição com a conexão entre profissionais.

“Estamos promovendo esta ação para reunir os empresários do setor de marcenaria de Teresina, com os quais já atuamos dentro de um projeto, e aproximá-los ainda mais dos arquitetos da nossa região. É um momento importante para debaterem tanto os conflitos quanto as oportunidades na relação entre os dois lados. Sabemos que, muitas vezes, há desencontros entre as expectativas. Este evento é uma ótima oportunidade para que se conectem, façam networking com outros profissionais e alinhem suas demandas, trazendo melhorias para o setor como um todo”, comemorou Ronald.

DIÁLOGO TÉCNICO E CRIATIVO
O encontro contou com a presença da arquiteta Lígia Veras e do empresário Francisco Reis, da Sofistica Móveis. A proposta foi destacar como o diálogo técnico e criativo entre os profissionais é essencial para garantir que os projetos sejam executados com precisão, funcionalidade e estética.
Para Francisco Reis, o evento foi uma ótima oportunidade para esclarecer as necessidades de ambos os lados e promover estratégias de comunicação mais eficazes na execução dos projetos.

“Foi um bate-papo bem descontraído sobre fabricação, projeto, tendências. Quando há esse diálogo, esse entendimento, o arquiteto passa a compreender o que o marceneiro pode fazer, qual seu maquinário, sua estrutura. Isso facilita muito a execução de um projeto com qualidade, permitindo especificações mais precisas e viáveis”, afirmou.

Já para a arquiteta Lígia Veras, o bom entendimento entre os profissionais é essencial para o sucesso dos projetos.
“Sempre digo que o melhor cenário é quando tudo funciona bem para os dois lados, não é verdade? Quando você consegue se explicar e o outro entende, é perfeito. Trabalho com um marceneiro, inclusive ele está aqui, com quem atuo há 18 anos. Desde o primeiro momento, houve empatia. Acredito muito nisso: às vezes dá certo de imediato e a parceria segue. Mas é necessário esforço dos dois lados para que essa empatia aconteça. Cada um faz sua parte, e tudo dá certo”, destacou Lígia.

CASA DELTA
O espaço dedicado ao Sebrae Piauí na CASACOR é um espetáculo à parte. A Casa Delta, projeto do arquiteto Aloísio Evangelista, é uma homenagem a um dos maiores patrimônios naturais do Piauí: o Delta do Parnaíba.
Logo na entrada, o visitante é recepcionado por uma revoada de guarás – aves características da região – que se deslocam entre as ilhas do Delta ao entardecer. Uma grande mesa na cor azul Klein domina a área de jantar, envolta por cortinas em linho cru e cercada por bancos produzidos por artistas piauienses. O piso e as paredes, em tons off-white, conferem leveza ao ambiente e servem de palco para o grande protagonista do espaço: o artesanato do litoral.

A Casa Delta também exibe, com exclusividade, obras dos consagrados artistas piauienses Hudson Melo, Áureo Tupinambá e Kalina Rameiro.
Ao Conecta Piauí, Aloísio falou sobre sua inspiração e o protagonismo do empreendedorismo local em sua criação.

“Minha maior inspiração no Delta foi a memória mais recente: a revoada dos guarás, em um passeio que fiz em dezembro do ano passado. O empreendedorismo se mostra muito forte aqui, pois este é um espaço de celebração do artesanato piauiense, com foco em artistas do litoral. Mas também temos grandes nomes de todo o Piauí, como o Álvaro Tupinambá, arquiteto de Teresina que criou os bancos, a nossa luminária, de Kalina Rameiro, autora dos guarás, e Ludson Melo, com as obras nos quadros”, concluiu.
CONFIRA MAIS FOTOS:






