SaLiPi 2026 vai homenagear o poeta teresinense Paulo Machado
Evento literário já tem data marcada para acontecer; confiraO Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) encerrou a programação de 2025 neste domingo (15/06) e já tem data para acontecer no próximo ano. Em 2026, o maior evento literário do Piauí acontecerá entre os dias 5 e 14 de junho. O homenageado da vez será o poeta teresinense Paulo Machado.

Paulo Henrique Couto Machado é um poeta, cronista e advogado brasileiro, nascido em 23 de julho de 1956, em Teresina (PI). Formou-se em Direito pela UFPI e atuou como defensor público. Nos anos 1970, participou ativamente do movimento estudantil e foi editor de jornais alternativos como Zero e Chapada do Corisco, inserindo-se na chamada “Geração Mimeógrafo”.
Sua poesia mescla elementos épicos, sociais e urbanos, com linguagem concisa e crítica. Entre suas obras estão Tá Pronto, Seu Lobo? (1978), A Paz do Pântano (1982), Post Card (1992) e o ensaio As Trilhas da Morte (2002), sobre o extermínio de povos indígenas no Piauí.
Ativo na cena cultural piauiense, Machado é reconhecido por sua contribuição à literatura e à preservação da memória regional, promovendo a cultura por meio de revistas, projetos literários e publicações históricas.

Em mais uma edição de sucesso, o Salão foi realizado no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o tema “Ler e Escrever - Existir e Resistir”, e homenageou a advogada e professora Maria Sueli Rodrigues.
Além de palestras, shows musicais e lançamento de livros, o grande destaque este ano foi