Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Salipi 2025 reúne literatura, cultura e diversidade em grande edição no Piauí

Evento reúne apaixonados por livros, estudantes, escritores, professores e uma ampla programação

A 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) já está consolidada como um dos maiores eventos culturais e literários do estado e do Nordeste. Realizado no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o evento reúne apaixonados por livros, estudantes, escritores, professores e uma ampla programação cultural que se estende até o próximo domingo (15).

Foto: ReproduçãoSalipi 2025 reúne literatura, cultura e diversidade em grande edição no Piauí
Salipi 2025 reúne literatura, cultura e diversidade em grande edição no Piauí

A iniciativa, promovida pela Fundação Quixote, tem o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura. Em entrevista, o secretário de Cultura do Estado do Piauí, Rodrigo Amorim destacou a importância de incentivar eventos como o Salipi, que fortalecem o acesso à literatura e à produção cultural piauiense.

"Aqui é um evento que é realizado pela Don Quixote, que tem aí o nosso entusiasta Cássio, que desenvolve há 23 anos essa atividade importante para a literatura do Piauí. A gente aporta recursos para que esse evento seja cada vez mais grandioso", afirmou o secretário. 

Além do incentivo à leitura, o Salipi também é um espaço de encontro para a juventude universitária. Maria Fernanda, estudante de Pedagogia da UFPI, compartilhou sua experiência no evento:

"É a minha terceira vez no Salipi e eu estou gostando muito dessa edição, porque percebo que tem mais variedade do que no ano passado. Esse livro de poesias que encontrei fala sobre temas delicados da vida, e já estou pensando em levar. Aqui tem de tudo: animes, filmes, séries, chaveiros, roupas... É uma feira que proporciona muita variedade", destacou a estudante, que recomenda o evento a todos.

A diversidade da programação é um dos grandes atrativos do Salipi 2025. De acordo com o professor e organizador Cássio, neste ano o evento ampliou sua rede de parceiros e atividades:

"Este ano o Salipi ampliou o seu leque com a presença dos tribunais — Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, TRT, TRE, além da Defensoria Pública, Senado, SEDUC e UNDIMI. Todos têm programações próprias aqui dentro", explicou.

Ele também ressaltou os espaços culturais mantidos no evento: "Temos o Bate-Papo Literário, Estação Letra e Expressões, Arena Cordel, Arena Salipinho, Seminário Língua Viva, Imersão Enem, e o palco Marcos Peixoto com atrações musicais todas as noites. A cada meia hora temos lançamentos de livros, então é uma programação intensa e multicultural", completou.

Com vasta programação e espaços que promovem a leitura e a cultura, o Salipi reafirma sua relevância não só como feira de livros, mas como um verdadeiro festival da diversidade cultural no coração do Piauí.

Comente