Rafael Fonteles inaugura sistema de radiocomunicação na segurança pública do Piauí
O sistema inclui equipamentos avançados e mais de 1500 rádios digitais integrando a centralO governador do estado, Rafael Fonteles, realizou a entrega da primeira fase da digitalização do sistema de radiocomunicação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí nesta quinta-feira (27/06).
O sistema inclui equipamentos avançados e mais de 1500 rádios digitais integrando a central de atendimento e despacho (CAD) e as forças da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar da região metropolitana de Teresina.

O governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, comentou sobre o investimento em tecnologias e inteligência que irão alavancar ainda mais o Piauí.
“Não se faz mais política pública sem um forte investimento em modernização, digitalização, inteligência e ciência. Então a segurança pública que é um sistema extremamente complexo não pode passar o largo disso, então o secretário de segurança, Chico Lucas e o chefe das nossas forças de segurança estão nessa direção de modernizar e investir fortemente em tecnologia e inteligência”, disse Rafael Fonteles.

O delegado de Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, informou que os rádios funcionam em qualquer zona do estado e irá facilitar a comunicação da polícia.
“É um salto enorme de qualidade na interação entre as instituições da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Hoje o único canal de comunicação rápido é o 190, que alguma vítima liga, informa o crime e eles repassam para algumas viaturas, mas isso não é tão rápido. Com esse rádio, o alcance das pessoas vai ser bem maior, esse rádio depende de qualquer internet de operadora, ele pega de Corrente a Cajueiro da Praia e em qualquer zona rural”, disse o delegado.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, comentou ainda sobre a possibilidade de intercâmbio entre outras forças de segurança pública.
“Essa rede de rádio é a mais moderna do Brasil, com potencialidades imagináveis, inclusive com possibilidade de intercâmbio entre outras forças de segurança, canais abertos como o exército, Polícia Rodoviária, Polícia Federal e irá cobrir todos os 224 municípios do Piauí”, disse o comandante.

O presidente da Motorola Solutions Brasil, Gustavo Ancheschi, explicou sobre o funcionamento do equipamento que será utilizado no Piauí.
“O sistema é um sistema de radiocomunicação moderno e digital, é um sistema que vai permitir a integração entre todas as agências de comunicação de segurança pública, trazendo uma comunicação mais clara, mais segura, mais rápida e obviamente uma operação mais eficiente para os agentes de segurança pública”, disse o presidente.

O delegado de Polícia Civil, Matheus Zanatta, elogiou a gestão do governador do Piauí e do secretário de segurança que sempre estão investindo na segurança do estado.
“Nessa nova gestão do nosso governador Rafael Fonteles e nosso secretário Chico Lucas, tem tido um investimento muito grande na segurança pública, na área da tecnologia e da infraestrutura. Na tecnologia, um dos investimentos foi nos rádios, uma licitação de quase quarenta e cinco milhões de reais, onde Norte e a Sul nós teremos a comunicação oficial via rádio”, disse Zanatta.

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, esteve no evento de inauguração dos rádio e comentou sobre a eficiência dos equipamentos.
“É comunicação própria, é um sistema próprio que usa inclusive também a inteligência artificial. São rádios que vão permitir a comunicação das forças de segurança e aí vem a Polícia Civil, Bombeiros, Secretaria de Justiça e Polícia Militar. Então essas forças se comunicando no atendimento de uma ocorrência através de seus rádios próprios, nós vamos ter uma comunicação mais rápida e efetiva”, disse Fábio Novo.
CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO


