Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Queimadas crescem 43% no Piauí e deixam mais de 6 mil sem energia em 2025

Número de ocorrências aumentou e danos à rede elétrica afetam milhares de consumidores

As queimadas próximas à rede elétrica têm se tornado um problema cada vez mais recorrente no Piauí. Dados da Equatorial apontam que, só no primeiro semestre de 2025, o número de ocorrências envolvendo incêndios e estruturas elétricas chegou a 122,  um salto de mais de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 85 casos.

Foto: ReproduçãoCorpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros

Além dos danos materiais e riscos à segurança, as queimadas também impactaram diretamente o fornecimento de energia para milhares de consumidores piauienses. De janeiro a junho deste ano, 6.433 clientes ficaram sem energia devido a ocorrências provocadas pelo fogo, um aumento impressionante de mais de 260% em comparação com o primeiro semestre de 2024, que registrou 1.762 pessoas afetadas.

Segundo a distribuidora, a média mensal de chamadas por esse tipo de incidente passou de 14 para 20. E os impactos também cresceram proporcionalmente: em 2024, cerca de 293 clientes, por mês, tiveram o serviço interrompido por causa de queimadas. Já em 2025, esse número saltou para mais de mil consumidores mensais prejudicados.

O executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, alerta que as queimadas não só afetam a continuidade do serviço, mas também colocam em risco a integridade da rede elétrica e a segurança das pessoas. “Além de crime, as queimadas colocam em risco postes, cabos e estruturas da rede. E o fornecimento só pode ser restabelecido depois que o fogo é controlado pelos bombeiros. Por isso, é essencial que a população denuncie e evite esse tipo de prática”, destacou.

Como agir em caso de queimadas perto da rede elétrica?
A orientação da Equatorial Piauí é que ninguém se aproxime do local onde o incêndio estiver ocorrendo. O Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo número 193. Já a distribuidora pode ser contatada por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800 ou pelo WhatsApp da assistente virtual Clara, no número (86) 3228-8200.

A prática de queimadas é considerada crime pelo Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848) e pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605), e pode resultar em multa e até prisão.

Comente