Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauiense desenvolve aplicativo para auxiliar vítimas de violência doméstica

Aplicativo possui recursos como alertas de emergência e localização em tempo real

O empreendedor piauiense e mestre em sistema de informações Kayo Souza está desenvolvendo o aplicativo 'Guardiãs', destinado a auxiliar mulheres em situação de violência doméstica. O aplicativo possui recursos como alertas de emergência, localização em tempo real, e conexão direta com serviços de ajuda, visando promover uma rede de suporte confiável às vítimas. O lançamento do aplicativo está previsto para janeiro de 2024, com download gratuito na Play Store, para celulares com sistema Android, e na App Store, para aparelhos de sistema iOs.

Foto: ReproduçãoEmpreendedor Kayo Souza
Kayo Souza

Kayo contou ao Conecta Piauí que o aplicativo Guardiãs foi criado com base nas necessidades de vítimas de violência doméstica que foram entrevistadas por ele durante o processo de desenvolvimento. "Cada função foi constituída com base nos testemunhos das vítimas, no que elas precisavam no momento, no que faltou para ela pedir socorro", diz.

O aplicativo conta com funções como reconhecimento facial com Inteligência Artificial (IA) que auxilia na detecção de expressão de pânico ou medo, com acionamento imediato de socorro. O app também possui um botão de pânico, lista de contatos de emergência, chat de apoio com conselheiros treinados e diversas outras funções que dão suporte à vítima.

O empresário conta que a ideia de criar o aplicativo surgiu após ele tomar conhecimento de um caso de violência doméstica em sua família. "O Guardiãs surgiu após eu presenciar na minha família uma situação de violência doméstica, na qual a vítima morava na zona rural. Desde então, eu comecei a estudar a possibilidade de construir alguma coisa que pudesse ajudar as mulheres", conta.

Tópicos

Comente