Piauí registra nascimento dos primeiros bezerros do programa ‘Piauí Mais Genética’
Programa do Governo do Estado melhora genética do rebanho e beneficia quase 100 municípiosO Piauí celebrou um marco na agropecuária com o nascimento dos primeiros bezerros geneticamente melhorados por meio do programa Piauí Mais Genética. A iniciativa é executada pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, sob a gestão de Fábio Abreu, e tem como objetivo aprimorar a qualidade do rebanho no estado. Moradores de Lagoinha do Piauí, a 80 km de Teresina, seu Zé Luís e dona Gilvania realizaram a inseminação em agosto do ano passado e, nove meses depois, comemoraram a chegada de três bezerros.

A técnica usa sêmen de touros de alta qualidade genética, promovendo ganhos na produtividade e valorização dos animais. A família, que trabalha com a raça Gir, reconhecida pela alta produção de leite, já fez oito novas inseminações e pretende expandir o rebanho. Atualmente, a venda de leite é uma das principais fontes de renda da casa, com distribuição em toda a região. O programa já beneficia quase 100 municípios piauienses.

Zé Luiz Figueiredo, dono da fazenda onde ocorreu a inseminação, relata com entusiasmo a realização de um antigo desejo. “Foi um sonho que eu tinha e agora foi realizado. Através do Davi, que trouxe a equipe e conduziu todo o processo, a gente fez a inseminação e deu certo. Eu nunca pensei que fosse dar, mas confiei e hoje tá aí o resultado: duas crianças lindas na fazenda”, comemora.

Ele também destaca a emoção de receber autoridades e o cuidado especial com os bezerros. “Foi uma surpresa receber aqui o secretário Fábio Abreu, foi um momento marcante. Os animais foram inseminados no dia 31 de agosto e no dia 31 de maio nasceu o resultado, a gente nem acreditava. E o cuidado agora é redobrado, é diferente mesmo, porque a gente só via isso na televisão e hoje tá aqui na nossa roça”, explica.
VEJA O VÍDEO: