Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí enfrenta a pior seca dos últimos 8 anos, alerta Monitor de Secas

Quadro já é considerado o pior dos últimos oito anos e tem preocupado autoridades e moradores

O mês de maio trouxe um novo alerta para os piauienses. Segundo o mais recente boletim do Monitor de Secas, divulgado nesta semana, os 224 municípios do estado continuam sob condição de seca. E o cenário piorou: o número de cidades em situação de seca grave mais que dobrou, saltando de 61, em abril, para 134 no último mês, especialmente na região central do estado.

Foto: ReproduçãoPiauí enfrenta a pior seca dos últimos 8 anos, alerta Monitor de Secas
Piauí enfrenta a pior seca dos últimos 8 anos, alerta Monitor de Secas

O quadro já é considerado o pior dos últimos oito anos e tem preocupado autoridades e moradores. Para tentar amenizar os impactos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tem ampliado ações emergenciais.

“Estamos diante de um cenário desafiador. Por isso, temos intensificado as ações de apoio aos municípios, com foco no abastecimento de água, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento de políticas ambientais. O Governo do Estado está atento e comprometido em reduzir os impactos da seca nas comunidades”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo.

Dados mais acessíveis para a população

Uma das novidades no enfrentamento à estiagem é uma nova plataforma digital, que já está disponível no site da Semarh. Por lá, qualquer pessoa pode acompanhar, mês a mês, a situação da seca no seu município, conferir os dados atualizados e até comparar com boletins anteriores.

“Essa ferramenta representa um avanço na transparência. O cidadão pode entender como a seca tem evoluído no seu município e no estado, o que também ajuda na conscientização e no fortalecimento das ações locais”, destacou Felipe Gomes, diretor de Recursos Hídricos da Semarh.

O acesso é simples e pode ser feito diretamente na página inicial da Semarh, que direciona para o painel do Monitor de Secas.

Piauí em alerta, mas também em ação

Diante de uma estiagem tão severa, o trabalho conjunto entre governo, órgãos ambientais e a própria população se torna essencial. Ações de curto, médio e longo prazo estão sendo articuladas para garantir segurança hídrica e qualidade de vida aos piauienses.

O desafio é grande, mas o estado segue vigilante, buscando soluções e estratégias para enfrentar esse momento crítico.

Comente