Novo PAC traz R$ 35,8 bilhões em obras e serviços para o Piauí até 2030
Ao todo, 939 empreendimentos estão planejados para beneficiar os piauiensesOs investimentos do Governo Federal no Piauí estão gerando impactos diretos na vida da população em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego e renda. Por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), estão previstos R$ 35,8 bilhões em recursos para o estado até 2030.

Ao todo, 939 empreendimentos estão planejados para beneficiar os piauienses. Até o final de abril deste ano, 176 obras já haviam sido concluídas, incluindo 30 voltadas para a área da educação, uma das prioridades do governo. Entre elas, a entrega de transportes escolares em municípios como Marcos Parente, Corrente e Barro Duro.
Na área da saúde, destacam-se a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em cidades como Floresta do Piauí e Piripiri, além da entrega de ambulâncias para reforçar o atendimento em Jardim do Mulato, Piracuruca e Lagoa de São Francisco.
A infraestrutura viária também está recebendo atenção, com destaque para a duplicação da BR-316, que liga Teresina a Demerval Lobão, obra estratégica para melhorar o tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional. Outro destaque é o programa Luz para Todos, que já levou energia elétrica a mais de 47 mil famílias piauienses que antes viviam sem acesso à rede elétrica.
Segundo dados do governo, até abril deste ano, havia 220 obras em execução no estado, outras 98 em fase de licitação ou leilão, e 448 em etapa preparatória, como elaboração de projetos, estudos técnicos e licenciamentos. Na área habitacional, o programa Minha Casa, Minha Vida já contratou mais de 18,8 mil moradias no Piauí.
O conjunto dessas ações busca acelerar o crescimento econômico, promover inclusão social e oferecer melhores condições de vida à população do estado.