Fetur 2025 é lançada em Teresina com promessa de impulsionar o turismo do Piauí
O lançamento reuniu autoridades, representantes do trade turístico, empresários e parceirosO lançamento oficial da Feira do Turismo – Edição Piauí 2025 (Fetur) ocorreu nesta quarta-feira (05/02) no Sesc Cajuína, em Teresina. O evento apresentou ao público a dinâmica e os objetivos da feira, que promete movimentar o setor turístico nos dias 08 e 09 de maio, no Centro de Convenções de Teresina.
A cerimônia de lançamento reuniu autoridades, representantes do trade turístico, empresários e parceiros do evento. Durante o encontro, foi destacada a importância da Fetur para fomentar o turismo piauiense, conectando fornecedores locais ao mercado nacional e internacional e promovendo a comercialização de produtos e serviços turísticos.

A Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, a ABBTUR, ela chega para apoiar a feira sugerindo projetos, ideias e construindo o projeto junto com a Fecomércio, que de fato é a Fecomércio que está encabeçando toda essa feira de turismo do estado do Piauí. A ABB Tour está apenas dando suporte para Fecomércio. O Piauí, nesses dois dias, vai receber o maior evento de turismo que o estado do Piauí já recebeu. Então vai ser um momento de network, capacitações, rodadas de negócios. Nós vamos receber os maiores players de turismo do Brasil e nós vamos ter expositores, trazendo os profissionais de turismo. Compradores, agências de viagens, operadores de turismo para o Piauí”, destacou Alex Albuquerque, presidente da ABBTUR.
Oportunidades e inovação
A Fetur 2025 contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops e painéis com especialistas de renome nacional. O evento terá ainda exposições, experiências interativas e oportunidades para networking, proporcionando um ambiente estratégico para conexões de alto nível.

“É um prazer estar participando aqui do lançamento da Fetur. A nossa secretaria é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e do Turismo, e é um eixo estratégico que a gente quer trabalhar no município, então participar de momentos como esse envolve relacionamento, trocas de conversas, network, e a gente pretende talvez até expor, quem sabe, na Fetur”, disse Aline Macêdo, Secretária de Turismo de Timon.
Denis Cavalcante, presidente em exercício da Fecomércio Piauí, reforçou o convite aos empresários e profissionais do setor para participarem da feira, destacando a importância do envolvimento de agentes de turismo, companhias aéreas, donos de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, além de entidades governamentais.

“O Sesc é um dos braços sociais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Esta sim representa os empresários dessa cadeia, cadeia do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Então, para fomentar o turismo, a Fecomércio e seus braços sociais, o SESC e o SENAC estão promovendo esse evento que tem por objetivo, primeiro, divulgar o potencial turístico do Estado do Piauí e, no segundo momento, não menos importante, entender os gargalos dessa operação, que é a indústria mais limpa e mais rentável que nós temos hoje”, destacou o presidente.

“Expectativas bastante positivas, estamos aqui trazendo o apoio do prefeito Silvio Mendes, que tem trabalhado no sentido de que possamos, através da Sendec, fortalecer cada vez mais essa atividade fundamental, importante para o desenvolvimento da nossa cidade que é o turismo. Então, os realizadores estão de parabéns, os apoiadores e com certeza Teresina, o Piauí, muito irá ganhar com a realização do FETUR agora em maio. Então parabéns mais uma vez a todos que estão nesse grande projeto”, ponderou Sávio Normando, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Teresina
Parcerias estratégicas
A realização da Fetur é fruto da colaboração entre Fecomércio, Sesc e Senac no Piauí, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae. O evento também conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).
A expectativa dos organizadores é que a feira reforce a posição do Piauí como destino turístico competitivo e contribua para a geração de negócios e o desenvolvimento sustentável do setor.
Confira a matéria: