Alunos da rede municipal são afetados após incêndio destruir 13 ônibus em Teresina
O fogo atingiu parte do galpão de uma madeireira e também a garagem onde estavam os transportesOs alunos das escolas da Rede Municipal de Educação foram prejudicados após o incêndio que destruiu 13 ônibus escolares, e teve início em uma madeireira localizada no bairro Esplanada, zona Sul de Teresina. Uma tabela divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) mostra que, mesmo sem transporte, algumas unidades de ensino mantiveram suas aulas.

Conforme a tabela de situação do transporte escolar na região Sul da capital, a E.M. Maria do Socorro Pereira está sem transporte e sem aula. No entanto, o secretário municipal de Educação, Ismael Silva relatou todas as escolas da região afetada mantiveram suas aulas: “Apesar dessa tabela, não tivemos suspensão de aulas em nenhuma das escolas”.
Ainda de acordo com o secretário, a empresa responsável pelo transporte escolar municipal já foi contatada. Medidas devem ser adotadas para que as aulas no turno da tarde.
Entre as escolas afetadas pelo incêndio nos ônibus estão: E.M. Maria do Socorro Pereira, E. M. Monteiro Lobato, E. M. Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, E. M. Raimundo Nonato Monteiro Santana, E. M. Ofélio Leitão e E. M. Dom Hélder Câmara.

Nota do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) informa que, desde as 4h30 da manhã desta quarta-feira (25), equipes com 25 militares atuam em uma ocorrência de incêndio em uma madeireira localizada no bairro Esplanada, zona Sul de Teresina. O fogo atingiu parte do galpão da empresa e também uma garagem onde estavam estacionados 13 ônibus coletivos.
As equipes do CBMEPI foram acionadas prontamente e atuaram com agilidade para controlar e extinguir o incêndio. A operação contou com três caminhões Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), cada um com capacidade para 10 mil litros de água, totalizando 30 mil litros utilizados no combate às chamas que já tomavam todo o local e os ônibus.

Além dos ABTs, foram utilizados materiais para rescaldo e viaturas de salvamento. Não houve vítimas, e as equipes permanecem no local monitorando a situação.
De acordo com a comandante da operação, tenente Prado, a prioridade inicial foi controlar as chamas e impedir que o fogo se alastrasse para terrenos vizinhos.
Os danos materiais e as causas do incêndio serão apurados pelas autoridades competentes.
O CBMEPI lamenta a ocorrência e agradece a todos os profissionais envolvidos na operação. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população teresinense, e seguimos trabalhando para garantir proteção e resposta eficaz em ocorrências das mais diversas naturezas.
Confira nota da SEMEC:
A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) esclarece que nenhuma escola da rede municipal teve suas aulas suspensas nesta quarta-feira (25), em razão do incêndio ocorrido na garagem da empresa C2 Transportes, que também presta serviços à Secretaria.
A SEMEC comunica ainda que foi estabelecida uma força-tarefa emergencial para garantir que, amanhã, quinta-feira (26), o transporte escolar esteja assegurado para todos os alunos das sete unidades que tiveram rotas afetadas.
As escolas são:
- – E.M. Monteiro Lobato
- – E.M. Professora Ana Vitória de Carvalho Santos
- – E.M. Raimundo Nonato Monteiro Santana
- – E.M. Ofélio Leitão
- – E.M. Dom Hélder Câmara
- – E.M. Maria do Socorro Pereira
- – E.M. Santa Clara
A Secretaria está em articulação direta com a empresa prestadora do serviço e trabalha para restabelecer, com agilidade, a normalidade no atendimento aos estudantes que utilizam o transporte escolar.