Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Coren-PI suspende serviços em UBS de Teresina por estrutura precária

Os profissionais de enfermagem que atuam na unidade ficam proibidos de executar suas atividades

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) determinou na manhã desta quarta-feira (31/07), a interdição ética dos serviços de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Bela Vista Rural, em Teresina. Com a interdição, os profissionais de enfermagem que atuam na unidade ficam proibidos de executar suas atividades.

A decisão é resultado da reiterada constatação de insegurança técnica e risco à integridade física de profissionais e pacientes, apontadas em fiscalizações realizadas após denúncias recebidas por meio da Ouvidoria do conselho.

Foto: AscomCoren-PI
Coren-PI

RISCOS

De acordo com o relatório de sindicância, a precariedade da estrutura da unidade põe em risco a saúde e segurança de pacientes e profissionais. Um exemplo é a sala do enfermeiro, que apresenta uma parede energizada, oferecendo risco de choques elétricos. Por esse motivo, a população está sem contar com o serviço de prevenção contra câncer do colo de útero há mais de um ano e coleta de exames laboratoriais há dois anos.

Ainda segundo as informações, o local também carece de itens básicos, como medicamentos, bebedouros e aparelhos de climatização em pleno funcionamento. A mesma instituição já foi interditada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e segundo a denuncia, continua sem oferecer serviços odontológicos há pelo menos sete meses.

Foto: AscomUnidade Básica de Saúde Bela Vista Rural, em Teresina
Unidade Básica de Saúde Bela Vista Rural, em Teresina

INSPEÇÕES

As inspeções foram iniciadas no mês de março deste ano, com visitas de retorno no mês de julho, que constataram a persistência das inconformidades e levaram o plenário do conselho a optar pela interdição ética.

“Essa medida é extrema, mas necessária. Fizemos todo o procedimento de notificação e cobrança das adequações, sem retorno. Nosso desejo é que tudo se normalize o mais rápido possível”, explicou o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas.

Com informações da ascom Coren-PI

CONFIRA O VÍDEO

Comente