Chuvas surpreendem em meio ao calor intenso e baixa umidade em cidades do Piauí
Mesmo previstas por especialistas, chuvas chamaram atenção em meio ao calor e tempo seco no estadoEm pleno período de estiagem e com temperaturas ultrapassando os 35ºC em várias regiões, algumas cidades do Piauí foram surpreendidas por pancadas de chuva nesta quarta-feira (30). O fenômeno, apesar de já previsto pela Sala de Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), chamou a atenção dos moradores, que enfrentavam dias seguidos de sol forte e clima seco.

As chuvas ocorreram principalmente no Centro-Norte e Norte do estado, resultado da chegada de uma massa de umidade vinda do leste do país. Essa umidade gerou o chamado “cavado”, uma área de baixa pressão na atmosfera, que favorece a formação de nuvens carregadas e precipitações fracas, especialmente no fim das tardes.
Entre as cidades com os maiores volumes de chuva registrados estão Esperantina (19 mm), Cabeceiras do Piauí (18 mm), Teresina (12 mm) e Alto Longá (7 mm). Mesmo com o alívio temporário, os especialistas alertam que o calor não deve dar trégua. A previsão indica que as chuvas continuarão até o final da semana, mas restritas ao período da tarde e sem força suficiente para derrubar as temperaturas, que seguem elevadas principalmente no Sul do estado.
De acordo com a Semarh, o aumento da temperatura nas últimas cinco semanas está associado à atuação constante de massas de ar seco e quente, que reduzem drasticamente os índices de umidade relativa do ar, especialmente nas regiões Centro-Norte e Sul do Piauí.