Bortoleto faz melhor resultado de um brasileiro na F1 desde 2017 no GP da Hungria
Brasileiro da Sauber terminou em 6º lugar após grande atuação; McLaren domina e Norris vence corridaEm uma das corridas mais emocionantes da temporada, Lando Norris brilhou no circuito de Hungaroring e garantiu neste domingo (03//08) a vitória no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1. Com domínio da McLaren, Oscar Piastri cruzou em 2º e George Russell completou o pódio. Charles Leclerc, que largou na pole, terminou em 4º após erro estratégico da Ferrari.

Largando apenas na quinta posição, Norris teve uma recuperação notável e venceu a corrida ao assumir a liderança na volta 47, com uma estratégia de apenas um pit stop. A McLaren mais uma vez acertou na tática e consolidou a dobradinha com Piastri, que chegou a liderar brevemente, mas terminou onde começou: em 2º lugar.
Charles Leclerc, por sua vez, parecia caminhar para sua primeira vitória no ano, mas uma segunda parada equivocada nos boxes acabou tirando o piloto da Ferrari da disputa pelo pódio. George Russell, com bom desempenho na reta final, ultrapassou o monegasco e garantiu a terceira colocação.
Outro destaque da prova foi o brasileiro Gabriel Bortoleto. Em seu ano de estreia na Fórmula 1, o jovem piloto da Sauber largou em 7º, superou Lance Stroll ainda nas primeiras voltas e manteve a 6ª colocação até a bandeirada, anotando seu melhor desempenho na categoria até agora.
Com o resultado, Norris somou 25 pontos e encostou no companheiro de equipe Oscar Piastri na luta pelo título de pilotos. Já a McLaren ampliou a liderança na disputa entre construtoras, abrindo vantagem considerável sobre Mercedes e Ferrari.
Resultado final do GP da Hungria:
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren) +0s698
- George Russell (Mercedes) +21s916
- Charles Leclerc (Ferrari) +42s560
- Fernando Alonso (Aston Martin) +59s040
- Gabriel Bortoleto (Sauber) +66s169
- Lance Stroll (Aston Martin) +68s174
- Liam Lawson (RB) +69s451
- Max Verstappen (RBR) +72s645
- Kimi Antonelli (Mercedes) +1 volta
- Isack Hadjar (RB) +1 volta
- Lewis Hamilton (Ferrari) +1 volta
- Nico Hulkenberg (Sauber) +1 volta
- Carlos Sainz (Williams) +1 volta
- Alexander Albon (Williams) +1 volta
- Esteban Ocon (Haas) +1 volta
- Yuki Tsunoda (RBR) +1 volta
- Franco Colapinto (Alpine) +1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) +1 volta
Fonte: Metrópoles