Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Uespi promove XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade

Com cerca de mil participantes, o evento encerra nesta sexta-feira (13/10)
Redação

Organizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade iniciou nesta quarta-feira (11/10) e segue até sexta-feira (13/10), no Blue Tree Towers Hotel, em Teresina. O evento aborda temáticas como Saúde Mental do Idoso, Empreendedorismo na Terceira idade, Jogos de Estimulação Cognitiva e Musicalidade Corporal são pontos chaves de debate no Fórum NCTI 2023.

Durante três dias, várias instituições e coordenadores de 12 estados da Federação estão presentes. Durante o Fórum acontece também o Encontro Nacional de Estudantes de Projetos da Terceira Idade das instituições de ensino superior e o workshop de envelhecimento com qualidade de vida. O reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, falou sobre a importância de ter o Piauí sediando o Fórum. 

Foto: Reprodução / CcomUespi promove XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade

"O Fórum tem uma dimensão muito grande, porque reúne participantes de vários estados do Brasil. Cada edição acontece em um estado diferente e, nesse encontro de Teresina, será escolhido o próximo estado que vai sediá-lo. Então o Piauí vai discutir todas essas políticas voltadas ao idoso, qualidade de vida, política de saúde. A Universidade da Terceira idade é trabalhada aqui com professores da educação física, mas também de várias áreas e tem como coordenador do evento o professor Moisés Mendes”, comenta o reitor.

Estão sendo trabalhadas políticas públicas para o idoso, palestras, mesa-redonda, coordenação de plenária, projetos de encontro de plenária de estudantes das universidades abertas da terceira idade, além de apresentações culturais e de trabalhos científicos. Estão presentes estudantes, profissionais da área da saúde, incluindo medicina, educação física, enfermagem, fisioterapia e psicologia. 

O Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior é uma ação desenvolvida para impulsionar atividades pautadas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, através da formação continuada para idosos, e conta com a participação de discentes da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UNATI) do Rio de Janeiro, da Bahia, do Tocantins, dentre outros estados.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíUespi promove XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade

No Piauí, o desenvolvimento das atividades da UNATI/UESPI possibilita aos alunos da terceira idade a aquisição de novos conhecimentos, incentivando a troca de experiências entre os participantes e a comunidade acadêmica jovem. Além de cumprir parte do papel da extensão universitária desenvolvida pela UESPI, a UNATI contribui na melhoria da qualidade de vida de pessoas na Terceira Idade.

O Encontro Nacional de Estudantes e Coordenadores da Terceira Idade trará, ao longo dos três dias, a oportunidade de capacitar estudantes e profissionais da área de educação física para desempenhar um papel fundamental na melhoria do envelhecimento da população, afirma o coordenador da UNATI, Moisés Mendes. “Dentro do contexto do Fórum Nacional, iremos proporcionar um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos voltados especificamente para os profissionais da educação física. Pretendemos abordar temas cruciais, como a autonomia do idoso, a promoção da qualidade de vida e a importância de se debater o envelhecimento de forma abrangente”.

Comente