Uespi promove XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade
Com cerca de mil participantes, o evento encerra nesta sexta-feira (13/10)Organizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade iniciou nesta quarta-feira (11/10) e segue até sexta-feira (13/10), no Blue Tree Towers Hotel, em Teresina. O evento aborda temáticas como Saúde Mental do Idoso, Empreendedorismo na Terceira idade, Jogos de Estimulação Cognitiva e Musicalidade Corporal são pontos chaves de debate no Fórum NCTI 2023.
Durante três dias, várias instituições e coordenadores de 12 estados da Federação estão presentes. Durante o Fórum acontece também o Encontro Nacional de Estudantes de Projetos da Terceira Idade das instituições de ensino superior e o workshop de envelhecimento com qualidade de vida. O reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, falou sobre a importância de ter o Piauí sediando o Fórum.

"O Fórum tem uma dimensão muito grande, porque reúne participantes de vários estados do Brasil. Cada edição acontece em um estado diferente e, nesse encontro de Teresina, será escolhido o próximo estado que vai sediá-lo. Então o Piauí vai discutir todas essas políticas voltadas ao idoso, qualidade de vida, política de saúde. A Universidade da Terceira idade é trabalhada aqui com professores da educação física, mas também de várias áreas e tem como coordenador do evento o professor Moisés Mendes”, comenta o reitor.
Estão sendo trabalhadas políticas públicas para o idoso, palestras, mesa-redonda, coordenação de plenária, projetos de encontro de plenária de estudantes das universidades abertas da terceira idade, além de apresentações culturais e de trabalhos científicos. Estão presentes estudantes, profissionais da área da saúde, incluindo medicina, educação física, enfermagem, fisioterapia e psicologia.
O Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior é uma ação desenvolvida para impulsionar atividades pautadas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, através da formação continuada para idosos, e conta com a participação de discentes da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UNATI) do Rio de Janeiro, da Bahia, do Tocantins, dentre outros estados.

No Piauí, o desenvolvimento das atividades da UNATI/UESPI possibilita aos alunos da terceira idade a aquisição de novos conhecimentos, incentivando a troca de experiências entre os participantes e a comunidade acadêmica jovem. Além de cumprir parte do papel da extensão universitária desenvolvida pela UESPI, a UNATI contribui na melhoria da qualidade de vida de pessoas na Terceira Idade.
O Encontro Nacional de Estudantes e Coordenadores da Terceira Idade trará, ao longo dos três dias, a oportunidade de capacitar estudantes e profissionais da área de educação física para desempenhar um papel fundamental na melhoria do envelhecimento da população, afirma o coordenador da UNATI, Moisés Mendes. “Dentro do contexto do Fórum Nacional, iremos proporcionar um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos voltados especificamente para os profissionais da educação física. Pretendemos abordar temas cruciais, como a autonomia do idoso, a promoção da qualidade de vida e a importância de se debater o envelhecimento de forma abrangente”.