Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Seduc realiza maior Hackathon de escolas públicas do mundo em Teresina

Seduckathon 2025 acontece entre os dias 23 e 25 de junho no Theresina Hall
Redação

Começa na próxima segunda-feira, 23 de junho, e segue até o dia 25, a maratona Seduckathon 2025 no Teresina Hall. O evento reúne 175 estudantes finalistas da rede pública estadual e marca a maior edição já realizada, com mais de 9 mil inscritos de todas as regiões do Piauí. Considerado o maior hackathon de escolas públicas do mundo, o Seduckathon premiará os vencedores com intercâmbios educacionais para países como Alemanha, Estados Unidos, Singapura, China, Coreia do Sul e Portugal.

Foto: ReproduçãoSeduc realiza maior Hackathon de escolas públicas do mundo em Teresina
Seduc realiza maior Hackathon de escolas públicas do mundo em Teresina

Maratona de inovação educacional

Com o objetivo de estimular o protagonismo jovem e preparar os estudantes para os desafios do século 21, o Seduckathon é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí como parte de uma política pública inédita no Brasil.

Nesta edição, os estudantes finalistas passaram por uma prova objetiva e etapas de desenvolvimento de soluções para problemas reais da rede pública, nas áreas de tecnologia e empreendedorismo.

Durante os três dias do evento, os estudantes irão aperfeiçoar seus projetos e apresentar pitches para uma banca de jurados especializados. As soluções desenvolvidas abordam desafios reais das escolas públicas e envolvem temas como tecnologia, empreendedorismo, inclusão e sustentabilidade. 
Ao final da competição, serão premiados 130 alunos e 26 professores, que terão a oportunidade de viver uma experiência de intercâmbio educacional internacional. 

Os vencedores serão anunciados na quarta-feira (25/06), a partir das 17h, no encerramento oficial da maratona, que contará com a presença do Governador Rafael Fonteles e do Secretário Washington Bandeira.

“O Seduckathon se consolidou como um marco da educação pública no Brasil. Este ano, o evento cresceu ainda mais. Além da competição, teremos uma programação com palestras e oficinas de tecnologia e empreendedorismo, aberta a todos os estudantes da rede e à comunidade. É uma política de transformação que conecta nossos jovens ao que há de mais atual no mundo da inovação e da tecnologia”, afirma o Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira.

Mais que um hackathon: uma feira de tecnologia e futuro

Além da maratona estudantil, o evento também funciona como uma feira de inovação que será aberta ao público nos dias 24 e 25 de junho. A programação inclui palestras, oficinas e batalhas de games, com a presença de nomes de destaque da tecnologia e do empreendedorismo, como:

•    Guilherme Silveira (cofundador da Alura)
•    Mari Kruger (programadora e youtuber)
•    Luiz do Brownie (empreendedor digital)
•    Thaiga (streamer e influenciadora gamer)

As inscrições para as atividades abertas ao público são gratuitas e podem ser feitas pelo Hotsite do evento.

Foto: ReproduçãoSeduc realiza maior Hackathon de escolas públicas do mundo em Teresina
Seduc realiza maior Hackathon de escolas públicas do mundo em Teresina

Comente