Maior edição dos JEPIs é lançada no Palácio de Karnak, em Teresina
Mais de 15 mil estudantes de 102 municípios participarão dos JEPI’s 2025 em TeresinaNesta segunda-feira (23/06), foi realizado o evento de lançamento dos Jogos Escolares Piauienses 2025 (JEPI’s), no Palácio de Karnak. A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles e reunirá autoridades, políticos, federações esportivas, estudantes e atletas piauienses, e trará novidades da competição, que é o maior evento esportivo do Estado.

Os JEPI’s ocorrerão de 4 a 17 de agosto em Teresina, após as etapas municipais, regionais e polos do Estado. O evento será realizado em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí, que competirão em 22 modalidades esportivas, nas quais os campeões representarão o Estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.
O governador Rafael Fonteles enaltece o papel do esporte escolar na formação integral da juventude. “Esporte, além de mexer com a autoestima do povo, cumpre duas funções muito importantes: a formação de crianças e jovens, com impacto direto na saúde física, mental e nas habilidades socioemocionais, e também o fortalecimento de uma cadeia produtiva que gera emprego, renda e oportunidades”, destaca.

Ele lembra que os investimentos do Governo do Estado no setor crescem a cada ano, contemplando o esporte escolar, amador e profissional. “Este ano, mais uma vez, teremos a maior edição da história dos Jogos Escolares do Piauí, com mais de 15 mil estudantes atletas de 102 municípios”, reforça.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, reforça o compromisso do Governo do Estado com o esporte escolar. “Mais de 15 mil estudantes, de todas as redes de ensino, estão participando desde a primeira fase. E os vencedores terão garantido o transporte aéreo para as etapas nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros, os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares”, afirma.

Ele destaca o esporte como ferramenta de formação e descoberta de talentos. “Mais uma vez, o Estado aposta no esporte educacional como parte fundamental da formação desses jovens e também como espaço para identificar talentos que podem brilhar no cenário nacional”, pontua.