Faculdade PIT destina 25% das vagas exclusivamente para mulheres em cursos de IA
Medida busca corrigir desigualdades históricas e fomentar um ambiente acadêmico mais inclusivoA recém-inaugurada Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), voltada à formação superior em tecnologia no Piauí, lança seu primeiro processo seletivo com uma medida inédita no estado: 25% das vagas disponíveis serão destinadas exclusivamente a mulheres. A ação tem como objetivo ampliar a participação feminina em cursos da área de tecnologia, um campo ainda marcado pela baixa representatividade de gênero.
A criação da cota feminina coloca a Faculdade PIT como a primeira instituição pública de ensino superior do estado a adotar uma política específica de inclusão de mulheres em carreiras tecnológicas. A medida busca corrigir desigualdades históricas e fomentar um ambiente acadêmico mais diverso e inclusivo desde a origem da instituição.

A procuradora institucional da Faculdade Estadual PIT, Fernanda Pinheiro, afirma que a instituição tem compromisso com a equidade social e a valorização das mulheres na ciência e na tecnologia:
“O mercado de tecnologia está entre os que mais crescem no mundo, mas a presença feminina ainda é muito reduzida. Reconhecemos a importância das mulheres em todas as áreas da sociedade, e na tecnologia não pode ser diferente. As barreiras enfrentadas por elas, como os estereótipos de gênero, a desigualdade de oportunidades e a baixa representatividade, precisam ser superadas. A Faculdade PIT assume também este compromisso de transformar esse cenário, promovendo um ambiente acadêmico e profissional mais inclusivo, onde mulheres possam ocupar seu espaço com dignidade, reconhecimento e igualdade”, conclui.
De acordo com o edital, 50% das vagas são destinadas a estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública estadual do Piauí (Seduc-PI) e os outros 50%, para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino e com renda per capita de até 1,5 salários mínimos.

O edital oferece dois cursos superiores totalmente gratuitos: o Bacharelado em Inteligência Artificial e o Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial. O diretor-presidente da Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Cristiano Vargas, destaca que essas formações reforçam o caráter pioneiro e inovador da instituição.
“A Faculdade PIT chega trazendo dois cursos altamente demandados em todo o país e os oferece, de forma gratuita, aqui mesmo no nosso estado. Com isso, garantimos aos piauienses uma formação tecnológica de ponta, acessível e totalmente conectada com o mercado. São os primeiros cursos de bacharelado e tecnólogo em Inteligência Artificial do estado e marcam um novo capítulo na educação superior do Piauí”, afirma.
A seleção será feita com base em critérios que valorizam o mérito acadêmico, por meio da seleção de medalhistas de olimpíadas científicas, além dos participantes do Enem com nota nos últimos 3 anos.
Além disso, 50% das vagas totais são reservadas para ações afirmativas por lei. Dessa reserva, 45% das vagas são voltadas para pessoas negras, quilombolas e indígenas, e 10% para pessoas com deficiência.
As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 27 de julho e podem ser realizadas gratuitamente pelo site www.faculdadepit.com . No mesmo link, também é possível consultar o edital completo com todas as regras e critérios de participação.