Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Escolas da rede pública estadual vencem o concurso Cidadania na Escola

O Concurso Cidadania na Escola busca desenvolver a consciência fiscal na comunidade escolar

Em um esforço conjunto do Programa de Educação Fiscal do Piauí, desenvolvido pelo Grupo de Educação Fiscal do Piauí (Gefe-PI) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Concurso Cidadania na Escola tem se destacado como uma ferramenta eficaz para promover a conscientização fiscal nas comunidades escolares. O concurso visa ressaltar a importância dos tributos no cumprimento das obrigações sociais e encorajar a participação cidadã nas políticas sociais do Estado.

Foto: ReproduçãoEscolas da rede pública estadual vencem o Concurso Cidadania na Escola
Escolas da rede pública estadual vencem o concurso Cidadania na Escola

Na última segunda-feira (18/09), foram anunciados os vencedores da 1ª etapa do concurso, com mais de 21 escolas das Gerências Regionais de Educação (GRE) conquistando esse reconhecimento.

A Escola de referência em Educação, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, localizado na zona sudeste de Teresina, foi a grande vencedora da 21ª GRE. Seu projeto, desenvolvido no mês de março em celebração ao Dia Internacional da Mulher, abordou o tema "A Cidadania na escola para uma sociedade com valores éticos em defesa das Mulheres". A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar em uma programação interdisciplinar que destacou os direitos das mulheres, o combate à violência e ao feminicídio.

As atividades incluíram encenações teatrais, palestras motivacionais, o Concurso Garoto e Garota Didácio Silva, além de bate-papos com mulheres influentes na área, como a primeira delegada mulher do Piauí, Vilma Alves, e a delegada Eugênia Villa, entre outras atividades.

Nicole Nogueira, estudante da 2ª série do Ensino Médio da escola, compartilhou sua experiência: "Esse projeto nos proporcionou uma semana de muito aprendizado e descobertas. Foi muito bom, especialmente, ouvir as palestras de mulheres que foram importantes para a história dos direitos das mulheres", disse a adolescente.

A coordenadora do projeto da escola, a professora Veruska Lauriana, enfatizou a relevância do tema abordado: "Ficamos muito felizes por esse resultado. Esse projeto contou com o envolvimento de todos os alunos e da comunidade escolar em prol de um tema de grande relevância para a sociedade que precisa de cada vez mais destaque. Os direitos das mulheres necessitam cada vez mais ser reconhecidos e precisamos combater os atos de feminicídio", afirmou a professora.

Já o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o objetivo do concurso em envolver toda a comunidade escolar: "Vamos incentivar a realização desse concurso em todas as escolas, pois está em sintonia com o que o governo vem pregando como um dos pilares a serem priorizados nas escolas de tempo integral, promover a cidadania dos alunos na comunidade escolar", enfatiza o secretário da Educação.

A próxima fase do concurso, programada para o dia 24, contará com a seleção dos 10 melhores projetos das escolas vencedoras, que serão avaliados por uma comissão composta por representantes de diversos órgãos, culminando na cerimônia de premiação na cidade de Teresina.

Comente