Escola movimenta férias com atividades lúdicas e criativas em Anísio de Abreu
Professores e alunos destacam a importância de manter o vínculo com a Educação durante as fériasO Conecta Piauí esteve em Anísio de Abreu para mostrar como a Escola Letícia Macêdo, totalmente reformada pelo Governo do Estado, está se tornando um ponto de encontro para aprendizado até durante as férias. Alunos aproveitam o recesso para participar de atividades de leitura, estudos e ações lúdicas promovidas pela Seduc, enquanto professores destacam a importância da iniciativa para manter o vínculo com a educação e transformar a rotina dos estudantes nesse período.

Samara Soares, coordenadora pedagógica da Escola Letícia Macedo, ressaltou a importância de incentivar os estudantes para além do conteúdo das aulas. “Nós não apenas ensinamos conteúdos, nós alimentamos sonhos. Sabemos dos estigmas e dificuldades que envolvem os alunos da escola pública, por isso acreditamos no potencial deles e mostramos que podem ir onde quiserem. Mesmo nas férias, eles participaram de atividades do clube de leitura, como piqueniques literários e podcasts, fortalecendo o hábito da leitura e impactando a família e a comunidade. Com a escola reformada e estruturada, temos ferramentas para continuar transformando vidas”, destaca.

Rosa Luzia é coordenadora pedagógica do CETI e foi batizada de 'Caça Talentos' por sua habilidade de descobrir qualidades dos alunos da escola. Ela fala sobre a importância do olhar atento do professor para reconhecer e incentivar os talentos dos alunos. “Aqui na escola me apelidaram de ‘Caça Talentos’, porque eu sempre procuro descobrir o que cada estudante tem de bom para mostrar. Já encontramos alunos que cantam, dançam, escrevem e até chegaram a ser jovens senadores e intercambistas. Hoje temos uma estrutura completa, com biblioteca e laboratórios, o que potencializa ainda mais essas descobertas. Quando o professor enxerga o talento do aluno, ele começa a acreditar em si mesmo e isso transforma a vida dele”, ressalta.

Ela destaca ainda como a nova estrutura da escola potencializa o aprendizado e o incentivo aos alunos. “Hoje temos sala de leitura, laboratório de química, espaços que nos ajudam a despertar ainda mais o interesse dos estudantes. Mesmo no período da reforma, sem biblioteca, criamos o ‘micro-ondas da leitura’ para manter o hábito de ler vivo. Agora, com tudo pronto, conseguimos provocar os alunos a explorar seus talentos e mostrar que eles são capazes. Quando o professor acredita neles, eles acreditam em si mesmos e vão ainda mais longe”, afirma.
Gabriely Souza, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Letícia Macedo, destacou a importância de manter o hábito da leitura e de promover atividades mesmo durante o período de férias. “Quando a gente participa dessas rodas de leitura, a gente não deixa o hábito de estudar e buscar conhecimento morrer. É uma forma de se afastar um pouco das telas, inspirar outras pessoas e até se preparar melhor para desafios como o Enem e os vestibulares. O Grêmio também tem um papel fundamental, divulgando informações, promovendo atividades esportivas e incentivando os alunos a estarem engajados em tudo que a escola oferece”, ressalta.

Maria Cristina, estudante do 2º ano do Ensino Médio, falou sobre como a leitura tem transformado sua vida e inspirou a criação de um monólogo apresentado na feira literária da Escola Letícia Macedo. “A leitura é um encanto, porque a gente consegue viajar sem sair de casa. Foi a partir do incentivo das minhas professoras que eu li ‘O Diário de Anne Frank’, me caracterizei como a personagem e apresentei o monólogo na feira literária. Desde pequena eu amo ler, aprendi com quatro anos e nunca parei. Acho que quanto mais pessoas lerem, melhor será o nosso mundo, porque a leitura muda pensamentos e abre caminhos”, destaca.










