Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Tribuna do Povo

Este é o espaço para manifestação do povo no portal Conecta Piauí! Mande sua denúncia para o nosso WhatsApp: (86) 99951-4189.

Moradores do Santa Maria da Codipo denunciam falta de sinalização e riscos na rua

Rua Raimundo Dorotea não tem faixa, quebra-mola nem placas, gerando perigo para pedestres

O Tribunal do Povo do Conecta Piauí está no bairro Santa Maria da Codipo 3 para dar voz a uma queixa antiga dos moradores: a falta de sinalização adequada nas vias do bairro tem colocado em risco a segurança de pedestres, motoristas e até mesmo dos animais domésticos.

Um exemplo claro é a Rua Raimundo Dorotea, onde os moradores apontam que a “parada de ônibus” que existe no local não oferece condições mínimas de segurança. Sem nenhuma sinalização, faixa de pedestres ou quebra-molas, o risco de acidentes é constante, e o medo da população cresce a cada dia.

Foto: Conecta PiauíMarcos Almeida, presidente da Associação de Bairros do Santa Maria da Codipo 3.
Marcos Almeida, presidente da Associação de Bairros do Santa Maria da Codipo 3.

“O asfalto é novo, conseguimos pelo OPA, mas a sinalização ainda não chegou. Isso faz com que muitos veículos, motos e carros, passem em alta velocidade, colocando em risco as pessoas e até animais que vivem aqui,” explica Marcos Almeida, presidente da Associação de Bairros do Santa Maria da Codipo 3.

Marcos detalha que, além da ausência de placas que informem a velocidade máxima permitida, não há faixas de pedestres nem lombadas para diminuir a velocidade dos veículos, especialmente em pontos críticos, como a frente da igreja evangélica da rua, onde há grande circulação de fiéis.

Foto: Conecta PiauíMoradores do Santa Maria da Codipo denunciam falta de sinalização e riscos na rua
Moradores do Santa Maria da Codipo denunciam falta de sinalização e riscos na rua

“Aqui, quem precisa atravessar para pegar o ônibus ou acessar a igreja enfrenta uma situação bastante perigosa, pois não há qualquer sinalização que oriente os motoristas a reduzir a velocidade ou respeitar os pedestres,” lamenta Marcos.

Quem também confirma o problema é Alexandre, morador local, que relata que já presenciou vários acidentes na região. “Já vimos atropelamentos envolvendo crianças, ciclistas, motociclistas e até carros. O último caso foi aqui na esquina, onde um motociclista foi atingido por um carro que vinha em alta velocidade,” conta.

Foto: Conecta PiauíMoradores do Santa Maria da Codipo denunciam falta de sinalização e riscos na rua
Moradores do Santa Maria da Codipo denunciam falta de sinalização e riscos na rua

O problema não fica restrito à Rua Raimundo Dorotea. Outras ruas do bairro também carecem de sinalização adequada para garantir a segurança dos moradores. Um exemplo é a área próxima à Semelha, onde crianças têm dificuldade para atravessar a rua com segurança, devido à ausência total de faixas e sinais de trânsito.

Além disso, dois cruzamentos no bairro são considerados “caóticos” pela comunidade, pela ausência de qualquer tipo de sinalização ou dispositivo que regule o trânsito.

Comente