Moradores do Mafrense denunciam falta de profissionais e medicamentos na UBS
Conforme os moradores, o posto está sem profissionais para realizar exames de sangue e vacinaçãoMoradores do bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina, denunciam a falta de alguns dos serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutora Maria Teresa de Melo Costa. Segundo relatos, o posto enfrenta a falta de profissionais para realizar exames de sangue e aplicar vacinas, além de dificuldades no funcionamento da farmácia.

De acordo com a comunidade, o ambulatório de coleta de sangue está sem atendimento há cerca de uma semana. A justificativa apresentada seria de que a profissional responsável entrou de férias, sem que outro servidor tenha sido designado para substituir. A situação compromete a realização de exames básicos, essenciais para o acompanhamento de diversas doenças.
Outro problema apontado é a ausência de profissionais para aplicar vacinas. “O Mafrense é muito grande, necessita de muito disso aí”, lamentou o morador ao destacar a importância da imunização para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
A farmácia da UBS também foi alvo de críticas. Segundo os moradores, o atendimento desse serviço é limitado a apenas um turno, o que dificulta o acesso a medicamentos de uso contínuo. Um idoso relatou a situação: “Eu não tenho remédio. A minha pressão é alta. Eu não tenho remédio para receber”.
A comunidade faz um apelo para que a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tome providências urgentes. “Aqui tem muitas pessoas idosas, pessoas que necessitam desses remédios. O bairro não pode ficar sem atendimento”, reforçou.
Nota de esclarecimento da FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a direção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mafrense já está adotando as providências necessárias para garantir profissional substituto na sala de coleta.
Quanto à sala de vacinação, a FMS comunica que está em andamento o conserto do aparelho de ar-condicionado do local.
Já na farmácia, há um profissional no turno da tarde para dispensação dos medicamentos. Em breve, será normalizado o atendimento no turno da manhã.
Enquanto as medidas estão sendo implementadas, orienta-se que os pacientes procurem as unidades de saúde mais próximas para atendimento.