Polícia Civil do Piauí indicia 20 pessoas por organização criminosa
Operação Sodalicium resultou na prisão de 14 suspeitos por roubo, adulteração e venda de veículosO Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) da Polícia Civil do Piauí indiciou 20 pessoas por envolvimento em uma organização criminosa especializada em roubo, receptação e adulteração de veículos. A investigação resultou na deflagração da Operação Sodalicium, que teve como foco o grupo atuante no Piauí e em Minas Gerais.

A operação foi iniciada após a prisão de Mário do Nascimento Sousa, em 25 de janeiro de 2024, com um veículo roubado. A análise do conteúdo do celular do suspeito, autorizada pelo Poder Judiciário, revelou a estrutura organizada do grupo criminoso, que se dedicava não apenas a crimes relacionados a veículos, mas também ao tráfico de drogas e comercialização ilegal de armas de fogo.
A quadrilha era dividida em diferentes núcleos, responsáveis por furtos e roubos, adulteração de sinais identificadores de veículos e receptação dos automóveis, sendo que alguns veículos eram até vendidos em redes sociais.
No dia 21 de novembro, a Polícia Civil cumpriu 20 mandados judiciais, resultando na prisão de 14 integrantes da organização. Entre os presos, está Francisco Eduardo, um cadeirante apontado como articulador do grupo, responsável por encomendar veículos a serem roubados ou furtados.

Os demais indiciados foram identificados como Jefferson Pereira Rodrigues, Edvaldo Pereira dos Santos Filho, Pedro Lucas Fiuza Leal, Francisco Eduardo da Silva, João Felipe de Oliveira Sousa, Marcos Vinícius Araújo da Silva, Francisco de Assis dos Santos Herculano, Francisco Bruno de Souza, Benedito Mateus da Silva Pinho, Reginaldo Sabino da Silva, Eduardo Nascimento de Sousa, Carlos Augusto Lima Borges, Phellippe Bonfim dos Santos, Ítalo Shadai Almeida Silva, Edvan Ferreira da Silva, Eduardo Sanchez Brito de Sousa, Arthur Alencar do Nascimento, David Oliveira Rodrigues e Michele Bezerra de Sousa.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema.