Operações de Trânsito reforçam segurança na divisa entre Piauí e Pernambuco
Ações integradas buscam coibir crimes, recuperar veículos e prevenir acidentes na fronteiraNos dias 6 e 7 de junho, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) e do Comando de Trânsito da Polícia Militar, realizou as operações “Rota Segura” e “Rastreados” nos municípios de Paulistana, Jacobina e Acauã, no sudeste do estado. As ações ocorreram dentro da Operação Divisa Integrada I, em parceria com as forças de segurança de Pernambuco, com foco na intensificação do policiamento na região de fronteira entre os dois estados.

O objetivo principal foi aumentar a fiscalização de trânsito, prevenir acidentes e combater o roubo e furto de veículos. Durante as abordagens, dezenas de veículos e condutores foram vistoriados, e dois adolescentes foram encaminhados à Delegacia de Paulistana por conduzir veículos sem habilitação, o que resultou na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
As equipes também realizaram testes de alcoolemia, que levaram à prisão em flagrante de dois motoristas por embriaguez ao volante. Além disso, três veículos com indícios de adulteração ou restrição por roubo foram apreendidos.
O diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão, ressaltou o impacto positivo das ações na segurança da população:
“As operações da DOT têm como meta salvar vidas, educar os condutores, prender criminosos e combater o comércio ilegal de veículos adulterados, que é bastante comum em áreas de fronteira e, muitas vezes, está ligado a redes de roubo.”
Já o comandante do Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Piauí, coronel Francisco Ramos, destacou o papel das ações integradas na construção de um trânsito mais seguro:
“Estamos ao lado da sociedade e não vamos tolerar que pessoas embriagadas, sem habilitação ou menores de idade conduzam veículos. Essas condutas colocam vidas em risco e trazem sérias consequências, tanto físicas quanto criminais.”
As operações refletem o compromisso das forças de segurança com a redução da criminalidade e a proteção da vida nas rodovias que ligam o Piauí a Pernambuco, regiões frequentemente utilizadas por criminosos para movimentação de veículos roubados ou adulterados.