Cadela vítima de maus-tratos é resgatada dentro de residência em Parnaíba
A ação foi motivada por uma denúncia de maus-tratos envolvendo o animal que vivia sozinhoUma cadela em situação de abandono foi resgatada neste domingo (06/07) por policiais da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA), no bairro São José, em Parnaíba, litoral do Piauí. A ação foi motivada por uma denúncia de maus-tratos envolvendo o animal que vivia sozinho em uma residência.

Segundo os policiais, a equipe foi acionada via celular funcional para verificar as condições em que o animal estava sendo mantido. Informações repassadas apontavam que a cadela vivia há cerca de dois anos no imóvel sem assistência adequada, recebendo alimento apenas esporadicamente do tutor e com ajuda de uma vizinha que jogava comida por cima do muro.
No local, guiados pelos latidos, os agentes localizaram o animal e conversaram com moradores da região. Um popular entrou em contato com o tutor, identificado como J. R. A. O., que compareceu e autorizou a entrada dos policiais na casa.
Dentro do imóvel, a equipe encontrou um ambiente insalubre: não havia comida disponível, a água estava imprópria para consumo e a cadela apresentava sinais claros de negligência — estava extremamente magra, desorientada, com sede, infestada de carrapatos e visivelmente debilitada.

Com o apoio da Força Tática do 2º BPM, o tutor e o animal foram levados à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram tomadas as medidas cabíveis com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A cadela agora será encaminhada para cuidados veterinários e adoção responsável.