Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Lei Seca completa 16 anos com reduções de acidentes fatais por embriaguez no Piauí

Instituída em 2008, a lei impõe penalidades mais severas para o condutor que dirigir alcoolizado

A Lei Seca completa 16 anos nesta quarta-feira (19/06), com reduções de acidentes de trânsito fatais causados por embriaguez ao volante no Piauí. Instituída em 2008, a lei impõe penalidades mais severas para o condutor que dirigir alcoolizado.

Foto: DivulgaçãoBalanço da PRF aponta redução em mortes e aumento no número de acidentes
Balanço da PRF aponta redução em mortes e aumento no número de acidentes

Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI), Adel Barbosa, a lei advento do artigo 165 – A 2016, inserida no código de trânsito brasileiro, trouxe ganhos para evitar acidentes com motoristas que consomem bebidas alcoólicas e dirigem. Conforme o policial, mesmo com a diminuição das mortes por embriaguez ao volante, a alcoolemia está em segundo lugar entre as principais infrações no Estado.

“De janeiro até hoje, temos o segundo lugar com relação à recusa. Muitas pessoas se utilizam do princípio constitucional de não produzir provas contra si e se recusam a realizar o teste. Porém é infração, é a mesma multa de quem bebeu, dez vezes a gravíssima, sete pontos na carteira, quase R$ 3 mil de multa”, evidenciou.

Foto: Conecta PiauíInspetor da PRF-PI, Adel Barbosa
Inspetor da PRF-PI, Adel Barbosa

Uma comparação entre o período de 1º de janeiro a 15 de junho de 2023 e o mesmo intervalo de 2024 revelou uma pequena redução de 3,4% no número de óbitos. Em termos absolutos, foram registradas 58 mortes em 2023, enquanto em 2024 o total foi de 56 em acidentes em geral.

A multa para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. Caso o teste do bafômetro seja positivado com presença de álcool acima de 0,34 mg/l, a conduta é caracterizada como crime de trânsito.

A nível nacional, há a redução de 22% em acidentes fatais causados por embriaguez ao volante. No ano de 2010, o país registrou 13.911 óbitos contra 10.746 ocorridos em 2022, sendo homens as principais vítimas, conforme dados do da Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool).

Comente