Ex-candidato a vereador de Timon é investigado por grilagem de terras no Piauí
Helton Moreira, que disputou as eleições de 2024, é alvo da Operação Aldeia Verde da PFHelton Moreira, ex-candidato a vereador de Timon nas eleições de 2024 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), está entre os investigados na Operação Aldeia Verde, deflagrada pela Polícia Federal. A ação apura um esquema criminoso de grilagem de terras indígenas no Cerrado piauiense, com participação de servidores públicos, lideranças indígenas e sindicais, empresários e corretores de imóveis.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o grupo atuou entre 2021 e 2023 na invasão de aproximadamente 6.600 hectares de terras indígenas, forjando documentos de regularização fundiária e corrompendo funcionários do Instituto de Terras do Piauí (Interpi). Além disso, os investigados teriam fornecido armas e munições para garantir a ocupação das áreas.
Helton Moreira é suspeito de envolvimento no esquema ao lado de outros nove investigados. A investigação aponta que o grupo identificava terras públicas e devolutas, muitas delas vinculadas a comunidades indígenas, para revendê-las a empresários. Para isso, contavam com apoio de cartórios, sindicatos e lideranças locais, utilizando-se de laranjas e intermediários para formalizar as irregularidades.
O caso segue em apuração pela Polícia Federal e pelo MPF.