Acusados de executar blogueira Samynha Silva passam por audiência em Teresina
Blogueira Yrla Lima, que estava com a vítima no momento do crime, foi uma das testemunhas ouvidasA Justiça manteve, nesta terça-feira (04), a prisão dos quatro acusados pelo assassinato da blogueira Samya Silva, ocorrido em 1º de outubro de 2023, na Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina. A audiência de instrução e julgamento aconteceu na capital e ouviu testemunhas do caso, incluindo a influenciadora Yrla Lima, que estava com a vítima no momento do crime.

De acordo com a Polícia Civil, Samya tinha envolvimento com a facção criminosa PCC e foi executada por membros do Bonde dos 40 após uma determinação do chamado "Tribunal do Crime". Os acusados são Felipe de Sousa Amorim, Raimunda Nonata Vitória da Silva, Davdy Jhorrany Moreira Dourado e Israel Boanerges Ribeiro de Sousa.
Segundo as investigações, Davdy foi o executor dos disparos, enquanto os demais atraíram a vítima para o local do crime. O mandante do assassinato chegou a ser preso na época, mas morreu antes de ser interrogado.

Na audiência, Yrla Lima relatou que, antes de pular da moto em que estava com a blogueira, foi atingida por disparos, sendo um de raspão e outro que acertou sua bolsa. A polícia também apurou que, meses antes da execução, Samya já havia sido alvo de uma tentativa de assassinato em um posto de combustíveis na zona Sudeste, onde três pessoas ficaram feridas.
Circulava em grupos de WhatsApp um vídeo da influenciadora dançando e fazendo um gesto que remetia a um símbolo de facção criminosa, o que pode ter motivado sua morte.