'Desconheço essas tratativas', diz deputado Bessah sobre alinhamento do PT com PP
Ele comentou que, embora duvide da veracidade das negociações, podem impactar a política do estadoO deputado estadual do Piauí, Bessah Sá, se manifestou, em entrevista, nesta quarta-feira (04/12) sobre recentes especulações envolvendo o alinhamento político entre o Partido Progressista (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT), além de possíveis tratativas relacionadas ao apoio do Centrão ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista, Bessah afirmou desconhecer as negociações em questão e declarou que tomou conhecimento dos fatos junto com a população, por meio da imprensa. "Eu desconheço essas tratativas. Tomei conhecimento como toda a população do Piauí, através da imprensa. E posso afirmar, com total convicção e sinceridade, que nunca ouvi qualquer tipo de conversa sobre isso dentro do meu partido", afirmou o parlamentar.

Em seguida, o deputado destacou que, se a aliança política de fato for benéfica para o Piauí e para o país, ele estará disposto a apoiar. "Se isso for de interesse para o país e para o Piauí, o deputado Bessah Sá estará sempre pronto para apoiar", afirmou, reconhecendo a importância de alianças políticas em um cenário de instabilidade.
Quando questionado sobre a afirmação de Ciro de que o Centrão teria um papel fundamental no apoio ao governo Lula, Bessah concordou que, caso o presidente necessite de apoio político, o bloco liderado por Nogueira pode ser um importante aliado. "Se fosse uma realidade, eu acredito que o presidente Lula precisaria desse centro que o Ciro tem mencionado. O Ciro representa o Centrão, que envolve não apenas o PP, mas outros partidos também. Ele tem a capacidade de comandar esse agrupamento, que certamente pode contribuir para a governabilidade de Lula", destacou.
Em relação a um possível impacto local no Piauí, Bessah ponderou que, apesar de não saber se as negociações são verídicas, é possível que elas repercutam no cenário político estadual. "A gente está falando de possibilidades, porque, até agora, não temos certeza se isso é verdade. Mas, sem dúvida, pode ter repercussão local", disse o deputado.
Por fim, Bessah foi questionado sobre a viabilidade de um alinhamento entre os Progressistas e o PT no atual cenário político, levando em consideração os últimos anos de divergências. "Analisando a conjuntura nacional e estadual, tudo o que for benéfico para o Piauí, nós, como representantes, temos a responsabilidade de apoiar. Se essas tratativas envolvendo o Centrão e o Senado podem trazer bons resultados para o Piauí, por que seríamos contra?", concluiu o deputado.
Veja a entrevista: