Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Confira como está cenário para eleições de 2024 nas 10 maiores cidades do Piauí

O Conecta Piauí fez um levantamento faltando pouco mais de um ano para o próximo pleito eleitoral
Painel Político

Faltando pouco menos de um ano para a realização do primeiro turno das eleições municipais de 2024, o Conecta Piauí traz os nomes cotados dos pré-candidatos dos 10 maiores colégios eleitorais do Piauí.

A capital Teresina, como de costume, possui o maior número de eleitores e, logo em seguida aparecem os municípios de Parnaíba e Picos, que são bastante cobiçados por partidos da base e da oposição. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos a prefeito
Pré-candidatos a prefeito

Teresina - 589.264 eleitores 

A capital do Piauí reúne o maior colégio eleitoral do estado com mais de meio milhão de eleitores reúne a maior quantidade de pré-candidatos em uma disputa promete muitas reviravoltas até o dia 06 de outubro de 2024. 

Atualmente Teresina é comandada pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), que foi eleito pelo MDB em 2020 com 236.339 votos, derrotando o professor Kleber Montezuma (PSDB). O gestor estadual recebe duras críticas em sua gestão, mas já garantiu que vai tentar a reeleição. 

Foto: PMTPrefeito Dr. Pessoa
Prefeito Dr. Pessoa

No mesmo grupo do gestor estadual o nome do deputado estadual licenciado e superintendente da SAAD Sul, Jeová Alencar (Republicanos) vem sendo cotado, mas, até o momento, os rumores não foram confirmados.

Foto: Reprodução/ Redes SociaisDeputado Jeová Alencar “encontra-se estável” após cirurgia no Hospital Unimed
Deputado Jeová Alencar “encontra-se estável” após cirurgia no Hospital Unimed

Fábio Novo (PT)
A base do governador Rafael Fonteles está recheada de nomes que almejam chegar no comando da capital no próximo pleito eleitoral e o deputado estadual Fábio Novo foi o nome escolhido pelo PT para tentar chegar lá. 

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíFábio Novo
Fábio Novo

No lançamento oficial da sua pré-candidatura, que contou com a presença de Fonteles e Wellington Dias, o aspirante a prefeito de Teresina contou com a presença de 10 mil pessoas, com apoio de políticos e lideranças. 

A deputada estadual Bárbara do Firmino era um dos nomes cotados para disputar a prefeitura de Teresina pela oposição, mas em uma reviravolta surpreendente, declarou apoio a pré-candidatura do petista Fábio Novo (PT). Apesar de ter desistido da pré-campanha, o nome da parlamentar ainda é forte. 

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíBarbara do Firmino é vice de Fábio Novo
Barbara do Firmino é vice de Fábio Novo

Teresa Britto (PV)
A ex-deputada Teresa Britto mantém firme sua pré-candidatura à prefeita de Teresina, confrontando o petista Fábio Novo. O PT formalizou, em 2022, uma federação com o PV e o PCdoB, e, legalmente, a união deve lançar apenas um candidato nas eleições majoritárias de 2024. Quem será o candidato da federação? 

Foto: AscomEx-deputada Teresa Britto
Ex-deputada Teresa Britto

Marcos Aurélio Sampaio (PSD) 
O filho do vice-governador Themístocles Filho, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, também enxerga com desejo o Palácio da Cidade, e lançou seu nome na corrida. Seu partido, comandado pelo também deputado Júlio César, aguarda uma avaliação do nome em critérios como pesquisas de intenções de votos. 

Foto: Stefanny / Conecta PiauíDeputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD).
Deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD).

Dr. Paulo Márcio (MDB) 
Outro nome que vem buscando conquistar espaço no meio de tantos outros é o do diretor do Hospital Universitário da UFPI, Dr. Paulo Márcio que já deixou claro que também vai disputar a prefeitura de Teresina em 2024. Vamos descobrir com o aproximar das eleições como a base governista vai se articular para garantir o controle da capital do estado. 

Foto: DivulgaçãoSuperintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio
Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio

Lourdes Melo (PCO)
Lourdes Melo não confirmou, mas sua pré-candidatura à Prefeitura de Teresina é esperada, para disputa, pela quarta vez, a cadeira no Palácio da Cidade. A professora foi candidata nos anos de 2008, 2016 e 2020. 

Foto: FacebookLourdes Melo
Lourdes Melo

Silvio Mendes (União Brasil) 
O ex-prefeito Sílvio Mendes governou Teresina entre os anos de 2005 e 2010 sendo eleito pelo PSDB e, atualmente, é o nome mais forte da oposição. Atualmente no União Brasil o político disputou a eleição para o governo do Piauí em 2022, mas foi derrotado pelo então governador Rafael Fonteles (PT).

Foto: Reprodução FacebookSilvio Mendes, ex-prefeito de Teresina.
Silvio Mendes, ex-prefeito de Teresina.

Luciano Nunes (PSDB) 
O tucano Luciano Nunes, presidente estadual do partido, disponibilizou seu nome na disputa eleitoral em Teresina. O partido, que governou a cidade por oito mandatos, tem história e força na capital. 

Foto: ReproduçãoLuciano Nunes
Luciano Nunes

Tonny Kerley (Novo) 
O partido Novo, demonstrando interesse pela prefeitura de Teresina, lançou o nome do administrador e professor universitário Tonny Kerley como pré-candidato para disputar o pleito majoritário em 2024. Será a primeira vez que o professor vai participar de uma campanha política como candidato. 

Foto: ReproduçãoTonny Kerley
Tonny Kerley

Parnaíba - 109.882 eleitores 

Em Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do Piauí, a disputa gira em torno do nome escolhido da atual gestão do prefeito Mão Santa (União Brasil) e da base do governador Rafael Fonteles. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de Parnaíba
Pré-candidatos de Parnaíba

Hilder Monção (Solidariedade) 
O jornalista e suplente de deputado estadual Hilder Monção também é um dos nomes da base governista que tem pretensões de assumir a prefeitura tão cobiçada de Parnaíba. 

Dr. Hélio (MDB) 
O deputado estadual Dr. Hélio, foi eleito com 38.029 votos em 2022 e, tudo indica, que o parlamentar não vai desistir de disputar a prefeitura de Parnaíba. 

Rubens Vieira (PT)
O deputado estadual Rubens Vieira, que já foi prefeito de Cocal por dois mandatos, é aspirante na disputa eleitoral em Parnaíba.

Valdeci Cavalcante (Progressistas) 
O empresário Valdeci Cavalcante, presidente do sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, é, atualmente, o nome mais cotado para representar o nome de Mão Santa no pleito eleitoral de 2024.

Picos - 52.858 eleitores 

Em Picos, terceiro maior colégio eleitoral do Piauí, a disputa deve ser acirrada com a tentativa de reeleição do atual prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e nomes ligados ao governador Rafael Fonteles (PT). 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de Picos
Pré-candidatos de Picos

Gil Paraíbano (Progressistas) 

O atual prefeito de Picos eleito em 2020 vai disputar a reeleição. Gil Paraíbano foi eleito no Progressistas com 21.531 votos. 

Pablo Santos (MDB) 
O deputado estadual Pablo Santos, licenciado do cargo para assumir a Secretaria de Turismo do Piauí, é o nome da base governista cotado para disputar o pleito eleitoral em Picos.

Cacique (PT) 
O empresário Luiz Francisco Araújo do Rego Melo, conhecido como ‘Cacique’, também colocou seu nome à disposição da base do governador Rafael Fonteles. O pré-candidato é sobrinho de Araujinho, sogro do governador do Piauí. 

Marcos Buriti (PTB) 
O vereador Marcos Buriti também é um dos nomes cotados para disputar o pleito eleitoral em Picos. 

Piripiri - 51.674 eleitores 

A cidade de Piripiri deve ter os mesmos candidatos do pleito eleitoral de 2020 já que, a atual prefeita, Jôve Oliveira, vai tentar reeleição e o ex-prefeito, Luiz Menezes, busca seu sexto mandato na cidade.

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de Piripiri
Pré-candidatos de Piripiri

Jôve Oliveira (PTB) 
A prefeita Jôve Oliveira, primeira mulher eleita como prefeita em Piripiri, vai tentar a reeleição no município e deve contar com o apoio da base governista.  

Luiz Menezes (Progressistas) 
O ex-prefeito de Piripiri por cinco mandatos, Luiz Menezes, vai tentar, novamente, derrotar a atual gestora da cidade no pleito eleitoral de 2024. O político ganhou as eleições no ano de 1996, 2000, 2008 e 2016.

Floriano - 44.497 eleitores 

Em Floriano o atual prefeito assumiu o cargo depois da saída de Joel Rodrigues para disputar as eleições como senador. O mais recente deputado estadual da Alepi é cotado para ser o candidato da base governista. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de Floriano
Pré-candidatos de Floriano

Marcos Vinicius Kalume (PT)
O recém empossado deputado estadual Marcos Vinicius Kalume é o nome da base governista para disputar a prefeitura de Floriano em 2024.

Antônio Reis (Democracia Cristã) 
O atual prefeito de Floriano, Antônio Reis, assumiu o mandato depois da saída de Joel Rodrigues (Progressistas), que disputou as eleições de 2022 como senador, sendo derrotado por Wellington Dias (PT). Ele  vai tentar se reeleger, desta vez, com candidatura própria.

Barras - 36.417 eleitores 

No município de Barras a disputa, atualmente, gira em torno de três nomes. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de Barras.
Pré-candidatos de Barras.

Edilson Capote (PSD) 
Tentando a reeleição, o atual prefeito da cidade, Edilson Capote, vai disputar o pleito eleitoral em 2024.

Vinicio Marques (MDB)
O ex-vereador Vinicio Marques é o pré-candidato escolhido pelo vice-governador Themístocles Filho e já disputou as eleições municipais em 2020 como prefeito. 

Robert Brown Carcará (MDB) 
O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP) é cotado para disputar a eleição majoritária de Barras em 2024. 

União - 35.687 eleitores 

Em União o atual prefeito, Gustavo Medeiros, eleito pelo extinto partido Democratas, tenta a reeleição contra o candidato da base governista. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de União.
Pré-candidatos de União.

Gustavo Medeiros (União Brasil) 
O atual gestor municipal foi eleito com 13.460 em 2020 e vai buscar a reeleição no próximo pleito eleitoral. 

Zé Barros (PT) 
O ex-prefeito de União Zé Barros, governou o município entre os anos de 2009 e 2012 e pretende voltar a ser o chefe do executivo municipal com o apoio do governador Rafael Fonteles.

Campo Maior - 34.765 eleitores 

Na cidade da Batalha do Jenipapo o pleito eleitoral de 2024 será disputado por quem já comanda a cidade e por quem já comandou. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de Campo Maior
Pré-candidatos de Campo Maior

Joãozinho Félix (MDB)
Tentando a reeleição, o atual prefeito de Campo Maior já declarou sua pré-candidatura nas eleições majoritárias do próximo ano. 

Paulo Martins (PT) 
O ex-prefeito de Campo Maior tentou ser eleito em 2004 e 2008, perdendo para Joãozinho Félix, mas, no ano de 2012 saiu vitorioso e vai tentar ganhar novamente do adversário. 

Jordelio Pereira (Progressistas) 
O vice-prefeito de Campo Maior foi eleito com o prefeito Joãozinho Félix mas, por divergências partidárias, devem ser adversários em 2024 pois lançou pré-candidatura.

Altos - 33.709 eleitores 

No município localizado a 41 km de Teresina a disputa será entre o atual prefeito e um deputado estadual. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos à prefeitura de Altos
Pré-candidatos de Altos

Maxwell da Mariínha (MDB) 
Tentando a reeleição Maxwell, que conseguiu o cargo de prefeito com 10.542 votos em 2020, vai tentar se manter no cargo. 

Warton Lacerda (PT)
O deputado estadual Warton Lacerda disputou as eleições de 2018 como deputado estadual e conquistou 23.795 votos, ficando na segunda suplência do cargo e assumiu uma cadeira na Alepi em 2019. 

José de Freitas - 33.196 eleitores 

Como o atual prefeito de José de Freitas, Roger Linhares (Progressistas), já vem de uma reeleição, a disputa fica, por hora, entre dois candidatos. 

Foto: ReproduçãoPré-candidatos de José de Freitas
Pré-candidatos de José de Freitas

João de Deus (PT) 
O presidente regional do Partido dos Trabalhadores já anunciou sua pré-candidatura em José de Freitas como candidato da base governista. 

Antônio Abreu (Podemos) 
Por outro lado, o irmão do ex-deputado federal, Fábio Abreu, também lançou sua pré-candidatura. Atualmente é vice-prefeito de José de Freitas. 

________________________________________________________________________________________

Faltou alguém na lista? Entre em contato com o colunista atráves do número: (86) 99859-5598

Comente