Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Naiane Feitosa Veras

Sua coluna sobre empreendedorismo e investimento. Saiba como “fazer o dinheiro trabalhar para você”.

Veja como investir no Tesouro Direto e os tipos de investimento disponíveis

O Tesouro Direto é um tipo de investimento de renda fixa
Naiane Feitosa Veras

Investir no Tesouro Direto não é nada complicado. A aplicação pode ser feita pelo site ou aplicativo do Tesouro Direto em quatro passos. É importante que a pessoa saiba qual seu perfil de investidor, o que envolve decidir se deseja algo com liquidez, na qual o dinheiro pode ser resgatado em qualquer data, ou contrato com data de vencimento, no qual o investidor só poderá resgatar o dinheiro investido na data marcada.

O Tesouro Direto é um tipo de investimento de renda fixa, tipo de investimento em que o investidor conhece as condições sob as quais o investimento vai render.

Foto: EV.G/ReproduçãoTesouro Direto
Tesouro Direto

PASSO A PASSO DE COMO INVESTIR

1 - ESCOLHER O TÍTULO

Alguns dos títulos disponíveis no Tesouro Direto são:

TESOURO RENDA + -– é o novo título do Tesouro Direto criado para quem pensa em planejar a aposentadoria complementar. Diferente dos demais títulos, como o RendA+, o investidor irá resgatar o investimento em 240 parcelas, assim como receberá um valor mensal durante 20 anos.

PREFIXADOS – os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, o investidor já conhece no momento do investimento o valor que receberá. É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título.

TESOURO SELIC – os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. Esse é o investimento ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto.

TESOURO IPCA – a rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esses títulos oferecem rendimento igual à taxa da inflação mais uma taxa prefixada de juros.

2 - REALIZAR CADASTRO UTILIZANDO O GOV

O cadastro pode ser feito no site do portal do investidor, onde a pessoa é direcionada a “entrar com Gov” e informar os dados pessoais. Clique AQUI para fazer o cadastro.

3 - ESCOLHER A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Nesta opção, o investidor escolhe um dos parceiros habilitados no cadastro simplificado, sendo eles: Banco Inter e Órama.

4 - TRANSFERIR O DINHEIRO

Após escolher e selecionar a instituição financeira está tudo pronto para realizar o investimento. Basta realizar o PIX do valor escolhido.

ENTENDA A RENDA FIXA

Investimentos de Renda Fixa são todos aqueles que dão a previsibilidade do ganho para o investidor no momento que realiza o investimento, no qual é informando uma taxa percentual fixa, chamados investimentos prefixados. Um exemplo disso é o CDB que paga 10% a.a.. Na Renda Fixa também é informado uma rentabilidade que varia de acordo com um indexador. Um exemplo é CDB que paga 90% da taxa CDI, estes são chamados pós-fixados. Há também o investimento cuja rentabilidade pague uma parte prefixada e outra parte pós-fixada, que são chamados investimentos de renda fixa híbridos. Um exemplo seria um CDB que paga variação do IPCA, além de um percentual fixo de 5,0% a.a.

ENTENDA MAIS EM:

Tesouro Direto ou CDBs? Veja os melhores investimentos para aplicar dinheiro

Comente