Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Municípios em Foco

Notícias das gestões municipais e as ações que fazem a diferenças nas cidades piauienses.

UNICEF promove encontro no Piauí com municípios para debater ações prioritárias

Capacitação ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de agosto no Piauí e apresenta a nova metodologia
Municípios em Foco

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte), parceiro implementador do Selo UNICEF no Piauí, promovem, nos dias 19, 20 e 21 de Agosto de 2025, um encontro para apresentar a metodologia da nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), que já conta com a participação de mais de 2.100 municípios, incluindo todos os 224 municípios piauienses – marco inédito de 100% de adesão no estado. O encontro abordará ações de saúde, educação, proteção social, prevenção às violências, acesso a acesso a água, saneamento, higiene e resiliência climática, a serem realizadas ao longo do próximo quadriênio, com foco na garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios precisam cumprir essas atividades para serem certificados ao final do ciclo, em 2028.

Foto: ReproduçãoUNICEF promove encontro no Piauí com municípios para debater ações prioritárias
UNICEF promove encontro no Piauí com municípios para debater ações prioritárias

O 1º Ciclo de Formação Presencial do Selo UNICEF 2025-2028 se estenderá por três dias no estado do Piauí com divisão em dois pólos. Nos dias 19 e 20 será realizado em Teresina/PI, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, de 8h30 às 16h, com previsão de participação de mais de 400 pessoas de 154 municípios que assumiram o compromisso pela infância e juventude de seus municípios. O evento finaliza em Oeiras/PI, no dia 21, onde será realizada a formação no Auditório Dom Expedito Lopes, de 8h30 às 16h, reunindo cerca de 200 pessoas de 70 municípios.

O conjunto de capacitações contará com a presença de oficiais do UNICEF e consultores dos parceiros implementadores do Selo UNICEF nos estados, que conduzirão o debate sobre temas como imunização, nutrição infantil e gravidez na adolescência. Os participantes - técnicos e gestores municipais - farão uma imersão na agenda de direitos de crianças e adolescentes, compartilharão boas práticas e lições aprendidas e conhecerão as ações e indicadores que precisarão realizar e monitorar ao longo dos quatro anos da edição, com foco na certificação em 2028.

“Os municípios são convidados, mais uma vez, ao compromisso prioritário com a agenda da infância e adolescência. Garantir políticas eficazes para crianças e adolescentes é construir uma sociedade melhor para todas as pessoas. Os encontros do Selo UNICEF trazem a reflexão sobre qual cenário queremos encontrar para meninas e meninos em 2028, a partir de um trabalho de parceria entre UNICEF, gestões municipais e sociedade civil”, ressalta Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.

Também será pauta dos eventos a preparação dos municípios para a realização do 1º Fórum Comunitário, um espaço coletivo de planejamento participativo de políticas públicas priorizando crianças e adolescentes. O momento é decisivo para consolidar o trabalho realizado pelas gestões municipais na entrega de políticas, programas, projetos e serviços de qualidade que garantam uma vida digna e segura para crianças, adolescentes e suas famílias. A realização desses fóruns visa fortalecer a participação cidadã e garantir gestões públicas comprometidas com os direitos da infância e adolescência.

É no 1º Fórum Comunitário que os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) devem ser criados ou restabelecidos nos municípios, bem como a aprovação do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA). Os fóruns devem contar com participação diversificada de público, envolvendo diferentes setoriais da gestão municipal, sociedade civil e adolescentes.

Equidade étnico-racial é prioridade
A programação das capacitações inclui um momento para debater a abordagem étnico-racial que acompanhará todo o percurso metodológico do Selo UNICEF. A proposta do UNICEF é fortalecer os esforços para que as políticas públicas alcancem as crianças indígenas e quilombolas nos municípios da Amazônia e do Semiárido Brasileiro, promovendo gestões municipais inclusivas e antirracistas e garantindo os direitos de crianças e adolescentes mais vulneráveis.

A raça/cor ainda é um dos principais indicadores de exclusão. Conforme dados da Busca Ativa Escolar divulgados pelo UNICEF em julho, 67% de meninos e meninas que estão fora da escola são pretos, pardas ou indígenas, o que reforça a necessidade de políticas públicas que enfrentem desigualdades de forma estruturada e intersetorial.

Para a implementação do Selo UNICEF, o estado do Piauí conta com importantes parceiros: Governo do Estado do Piauí, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, do Pacto pela Primeira Infância, da Associação Piauiense de Municípios, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.
Para o Selo UNICEF, o UNICEF conta com a parceria estratégica de Grupo Profarma, Equatorial Energia, Rumo, Vale e

Fundação Vale, com a parceria de RD Saúde e com o apoio da Energisa.
Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma das maiores iniciativas de fortalecimento de políticas públicas do País. Na última edição (2021-2024), 933 municípios dos 2.023 que foram mobilizadas pelo programa receberam a certificação. Isso representa a melhoria de indicadores-chave relacionadas à infância e adolescência nestas localidades, como imunização, permanência de crianças na escola e prevenção de violências. A edição atual, que segue até 2028, já atingiu número recorde de adesões, com mais de 2.100 cidades de 18 estados participando do programa: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais (apenas cidades do norte do estado), Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
A iniciativa reconhece o esforço de municípios do Semiárido e da Amazônia Legal na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao longo de 25 anos, impactou positivamente a vida de milhões de meninas e meninos em todo o Brasil.

Sobre o UNICEF
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial.

Comente