Timon realiza 'Jornada Azul’ e fortalece a inclusão do autismo
A programação incluiu diversas palestras que abordaram temas importantes para conscientizaçãoNo mês da conscientização do autismo, a cidade de Timon deu um passo importante na promoção da inclusão e da empatia. Na manhã deste sábado (05/04), o auditório Irmãos Feitosa, no Batalhão da Polícia Militar, recebeu o evento Jornada Azul, idealizado pelo vereador Lázaro Martins, em parceria com o grupo Flores Azuis, que reuniu especialistas, mães atípicas e pessoas autistas para um ciclo de palestras inspiradoras e informativas.

“Esse é um projeto para que essa população possa ser acolhida e cuidada, mas principalmente que possa desenvolver qualidade de vida. Queremos desenvolver políticas públicas, com leis, estruturas burocráticas para que esse processo ele não se perca com o tempo, muito pelo contrário ele só tende a crescer envolvendo governo do estado, governo federal e para que nós possamos iniciar um processo irreversível aqui em Timon, de acolhimento de cuidado de desenvolvimento e de qualidade de vida para essas pessoas”, destacou o vereador Lázaro Martins.
A programação incluiu momentos marcantes como a palestra "O Mundo Pelo Meu Olhar – A Perspectiva de um Adulto Autista", além do relato emocionante de uma mãe atípica no painel “O Amor que Transforma”. A ideia foi criar um espaço seguro de escuta e aprendizado, promovendo o diálogo entre famílias, profissionais e a sociedade civil.
O presidente da Câmara Municipal de Timon, Uilma Resende, também participou do evento e destacou a importância de políticas públicas voltadas para as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

“A conscientização tem um papel fundamental na melhoria da vida dessas famílias. As dificuldades elas podem ser solucionadas através da conscientização, após isso vem a rede de proteção que o município tem que implantar em todas as secretarias. E eventos como esse são muito importantes. Mas o que é mais importante é que a conscientização é um passo à manutenção das políticas públicas efetivamente direcionadas a essas causas”,afirmou.
Presente no auditório, o prefeito Rafael Brito ressaltou o compromisso da gestão municipal com a pauta da inclusão.

“O mês de abril é emalusão à causa do autismo, né? Nós estamos aqui, inclusive, anunciamos a convocação de mais cuidadores, para nossas crianças e também para as creches, para que a gente possa ter um atendimento de qualidade. Entregamos ontem o nosso projeto da Casa TEA, as associações de mães atípicas para construirmos essa política a quatro mãos, tanto com as mães quanto com as crianças e o poder público. Para que a gente possa criar uma estrutura que venha a atendê-las de forma eficiente e também de maneira que o município possa dar essa sustentação para as crianças”, afirmou.
Veja a entrevista: