São Raimundo Nonato se prepara para receber a 6ª edição do Diálogos pelo Piauí
Prefeito Rogério Castro destaca estrutura do município e políticas públicas locaisO município de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí, será sede da 6ª edição do Diálogos pelo Piauí, iniciativa do Governo do Estado que percorre diferentes regiões para ouvir a população e alinhar políticas públicas às necessidades locais. O prefeito Rogério Castro garantiu que a cidade está pronta para acolher o evento.

“A cidade está bem preparada. Estruturamos a Praça do Gavião, que será palco das atividades, e no IF estão acontecendo as plenárias e capacitações. No sábado, esperamos o governador para uma grande plenária com todos os municípios do Território Serra da Capivara”, afirmou.
Para o gestor, a presença do governo estadual ouvindo prefeitos, comunidades e entidades da região representa um momento decisivo para priorizar investimentos. “É um evento importantíssimo. Praticamente, o governo vem escutar a população para definir as prioridades e investir aqui. Um dos pontos urgentes é a questão hídrica, que é um problema generalizado em São Raimundo Nonato”, pontuou.

Castro também destacou o impacto do formato participativo do evento. “Isso é fundamental. Nós temos pautado a nossa gestão local ouvindo as pessoas. Os candidatos que se elegeram foram os que tiveram conexão com a população. Governo nenhum pode abrir mão de escutar as reais necessidades do povo.”
Destaque estadual em articulação política
O prefeito também comentou sobre seu destaque em uma lista recente da jornalista Sávia Barreto, que o apontou como um dos prefeitos mais articulados do estado. “Fico lisonjeado. A gente não persegue isso, mas é um reconhecimento. Nunca estivemos tão unidos, os prefeitos da região. E São Raimundo, por ser cidade polo, por ser cidade mãe, dá esse destaque para a gente.”
Regularização fundiária e dignidade
Entre as ações em curso no município, o prefeito mencionou o programa “Meu Pedacinho de Chão”, voltado à regularização fundiária. “Hoje, dos 12.900 imóveis na zona urbana, 7.000 não têm título. Lançamos o programa em parceria com o Tribunal de Justiça, e nos festejos de agosto, lá pro dia 25, vamos entregar os primeiros 973 títulos. São 973 famílias que vão receber a escritura da casa, a escritura do terreno, vão receber dignidade.”
Impacto da Ópera Serra da Capivara
Por fim, o prefeito comentou o sucesso da mais recente edição da Ópera Serra da Capivara, que movimentou o turismo local. “Movimentou a cidade, trouxe gente de tudo quanto é canto. A cada edição, a gente percebe o impacto que esse evento tem não só na economia, mas também na autoestima da nossa gente.”