Representando a APPM, prefeito de Fartura cobra solução para falta d'água
Gestor afirma que fornecimento atual cobre menos de 10% da demanda diária no municípioO programa Diálogos pelo Piauí atingiu neste sábado (02/08) seu maior marco até o momento, reunindo mais de 700 participantes em São Raimundo Nonato. A mobilização envolveu representantes de todos os municípios do território Serra da Capivara, com uma programação intensa de oficinas temáticas, debates e votação de propostas em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança e combate às desigualdades sociais.

Entre os participantes esteve o prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa Campinho Braga, que representou a APPM (Associação Piauiense de Municípios). Ele destacou a importância da iniciativa para aproximar o governo estadual das reais necessidades dos territórios.
“Isso é um trabalho brilhante porque está vendo a necessidade de cada município, de cada território aqui do Piauí. Eu como prefeito de Fartura, e hoje representando também a APPM, fico muito contente porque o governador está nos atendendo, tentando nos atender, porque as dificuldades são grandes.”
Durante sua fala, o gestor enfatizou a gravidade da crise hídrica vivida em Fartura do Piauí, considerada a principal dificuldade enfrentada pela população local.
“A maior dificuldade que estamos enfrentando em Fartura do Piauí é a falta d’água — tanto para os seres humanos, na cidade e no interior, quanto para os animais. É muito grande, muito desgastante. Em entrevista ao governador, tocamos nesse assunto e ele se mostrou muito sensível e preocupado, colocando a questão da água como prioridade.”
Orlando relatou que esteve em audiência com o governador no dia 28 de julho, ocasião em que solicitou soluções urgentes para o abastecimento no município. Segundo ele, a empresa Águas do Piauí, que assumiu o serviço em Fartura no dia 9 de junho, ainda não consegue atender minimamente à demanda local.
“Lá em Fartura, nós precisamos de 400 mil litros de água por dia. A empresa está fornecendo apenas 30 mil litros, o que não atende nem 10% da nossa necessidade.”
O Diálogos pelo Piauí segue promovendo encontros regionais em todo o estado, com o objetivo de ouvir a população e aprimorar o planejamento das ações governamentais. O próximo evento está previsto para acontecer ainda neste mês, no município de Uruçuí.